O blog "Coroatá Acontece" deseja boa sorte aos candidatos ao segundo dia do ENEM, atenção, para a redação será do tipo "Dissertação-argumentativa"


A Prova de Redação do Enem será realizada neste domingo (27). Os candidatos também responderão a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização será de 5 horas e 30 minutos.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação:

- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
 
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;

- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo; 

- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.


As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Como deve ser feita a redação

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário