Guarda Municipal inicia capacitação para ordenamento do trânsito

Foto: Secom/PMC
Ao todo, 29 guardas municipais começam nesta quarta-feira (6) curso de formação da guarda municipal e de Agente de Trânsito na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar em Codó.

Os profissionais terão aulas, por exemplo, sobre o Código Brasileiro de Trânsito, direitos humanos e, passam a ter competência administrativa da atividade fiscalizadora de trânsito no município.

Já o curso de formação da Guarda Municipal tem por objetivo aprimorar os conhecimentos técnico-operacionais dos profissionais, estabelecendo diretrizes e princípios que enfatizam a atuação da guarda no exercício da atividade profissional e responsabilidades éticas, na prevenção da violência e criminalidade no município.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito Raimundo João Pires, após o curso os guardas já iniciam as ações educativas no trânsito de Coroatá. “Mesmo sem a sinalização estar concluída, os agentes e os orientadores já podem atuar em operações de educação de trânsito. Não é fácil mudar uma cultura, mas temos que começar já”, afirma.

O comandante da Guarda de Coroatá, sargento Luís Alberto Frazão, lembra que após concurso realizado na gestão passada, os agentes não tiveram o curso obrigatório de formação.

“Os guardas foram aprovados no concurso, nomeados pelo ex-prefeito, mas ainda não tinha a formação, o que impedia que eles exercessem suas funções junto à sociedade. E a prefeita está propiciando esse curso para uma melhor atuação e para que prestem o melhor serviço à população”, destaca.

Ainda neste mês a Prefeitura de Coroatá realiza o I Seminário de Promoção da Saúde e Cidadania no Trânsito para lançamento da campanha de organização do trânsito no município. 
 
Por: Joseane Barbosa/SECOM-PMC
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário