Na manhã de domingo 03/11, Coroatá recebeu mais três medicas vindo da Ilha de Cuba para trabalhar pela saúde do município


Imagem Marcos Thadeu
Susana Pineiro Gonzals/Médica-Cubana 
Chegaram ontem domingo 03/11, pela manhã em Coroatá para somar ao quadro de médicos da Secretária de Saúde do Município mais três médicas Cubanas, que se juntaram aos dois que já prestam serviços em Coroatá. Agora são cinco médicos na atenção básica de saúde de Cuba em Coroatá.

Varias autoridades secretário e diretores se fizeram presentes para desejarem boas vindas às medicas Cubanas. O diretor do SAMU, Ivan Lima e o Líder do governo Vereador Júnior Buhatem marcaram presença na recepção. 

Os profissionais médicos Cubanos que estão trabalhando em Coroatá pelo “Programa Mais Médicos”, são os profissionais, vindo da Ilha de Cuba com larga experiência na saúde preventiva.

As três médicas que chegaram ontem 03/11, trazidas pela Marinha do Brasil, participaram de uma semana de acolhimento onde tomaram conhecimento do sistema e realidade da Saúde do Maranhão.

Em relação ao Programa Saúde da Família falaram com veemência que estão acostumadas a trabalhar com esse tipo de sistema de atendimento em domicilio.

O Secretário de Saúde do Município Jocimar Pereira que recepcionou as médicas Cubanas na entrada da cidade, destacou o “Programa mais Médicos” do Governo Federal e falou que Coroatá recebe os médicos Cubanos de braços abertos. Destacou.

Logo após a calorosa recepção, à comitiva que foi recepcionar as médicas Cubanas saíram em carreata pelas principais ruas de Coroatá. A médica Jackeline Valido, Cubana que já está prestando serviços em Coroatá ficou muito contente pela chegada das três amigas de Cuba que vieram para somar.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

 A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
 
Confira as fotos da cobertura da chegada das medicas Cubanas em Coroatá:
 
 

 
 
 

 
 


 
 
 
 
 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário