Municípios maranhenses participam de oficina "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil"

 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, nesta terça-feira (3), a oficina de formação de tutores na "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" priorizando municípios que estão engajados no combate à desnutrição e aumento qualitativo dos indicadores nutricionais através do cumprimento da chamada agenda Andi (Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil). O evento, que conta com o apoio de facilitadores do Ministério da Saúde, prossegue até sexta-feira (6), no Hotel Holliday Inn, em São Luís.
 
O treinamento é desenvolvido pelos componentes pelo Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (Dasca/SES), em conjunto com apoiadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF/MS). Os participantes são técnicos que coordenam ou atuam em equipes do Programa Saúde da Família (PSF), em 48 municípios que aderiram à agenda Andi, devido a altos índices de desnutrição prevalente na população infantil com idade inferior a cinco anos.
 
Segundo a coordenadora da área técnica, Maria Tereza Frota, esta é a segunda R$ 30 mil e R$ 60 mil reais, com repasse ministerial para incentivo, desenvolvimento e implantação de novas ações que contribuam para mudar o quadro instalado de desnutrição e carência nutricional nessa população acima de 10%.
 
"O Maranhão é um dos estados com alto risco em relação à situação nutricional de crianças, apresentando dados alarmantes. Segundo o último levantamento, 51,6% das crianças maranhenses apresentam anemia por deficiência de ferro, por exemplo, dado que se eleva no cenário da capital para 68%", alerta Tereza Frota indicando que o recomendado pela OMS é de apenas 40%.
 
"Por isso temos buscado apoiar as iniciativas, com ajuda do ministério, e desenvolvido oficinas que permitam capacitar o profissional no âmbito de suas funções e formar multiplicadores das técnicas corretas de alimentação e incentivo a amamentação para os bebês", disse ela.
 
Programa
Começando a ser implantada agora em 2013, a "Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" faz parte das diretrizes da Rede Cegonha lançada em 2011 pelo Governo Federal como medida para estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país.
 
A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário