Secretária Olga Simão prestigia formatura da 1ª turma do Pronatec Cultura Maranhão


A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, participou da formatura das primeiras turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec Cultura Maranhão, na tarde de quinta-feira (19), no Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho. O programa é realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), Ministério da Cultura (MinC), com apoio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Para a secretária Olga Simão, os trabalhos desenvolvidos pelo Pronatec Cultura foram muito produtivos. Ela afirmou, ainda, que a iniciativa será ampliada no estado e que já existe um planejamento definido para o ano de 2014.
“Estamos ampliando os cursos para outras áreas além dos 25 municípios maranhenses que já aderiram ao Programa, com mais 40 cursos diferenciados destinados à qualificação da população, estimando um público em mais de 4 mil alunos”, destacou a secretária.
 
A Secma trabalhou nestas primeiras turmas as demandas dos Pontos de Cultura, oferecendo capacitação aos que trabalham nesta área e querem se capacitar. Ao todo, 185 alunos foram inscritos no Programa e se qualificaram nos cursos de Organizador de Eventos, Fotografia, Operador de Áudio e Editor Gráfico - este último ministrado pelo Senac.
Todos os cursos oferecidos pelo Pronatec foram gratuitos, sendo repassado a cada participante material didático e uma bolsa mensal no valor de R$180,00 para auxílio alimentação e transporte.
Emiliano Brito, de 45 anos, já formado como Radialista, aproveitou a oportunidade oferecida pelo governo e participou do curso de Operador de Áudio. Ele ressaltou a importância dos cursos, que capacitam a população para o mercado de trabalho.
“O aprendizado que eu recebi no curso ajudou a ampliar os meus conhecimentos na área, agregando à minha profissão. Por meio desses ensinamentos, posso levar um pouco de cultura para a minha comunidade”, declarou ele, que pretende elaborar um projeto para atuar na rádio experimental Voz a Cabo, instalada no Centro Cultural do Bairro de Fátima.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário