Coroatá contra o HPV

 
A partir do dia 10 de Março todo Brasil estará em campanha contra o HPV e em Coroatá não podia ser diferente, a Secretaria Municipal de Saúde vai estar engajada na campanha visitando todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, vacinando as adolescentes que tem idade entre 11 e 13 anos. Nos Postos de Saúde do município o trabalho de vacinação será diário, nos dois turnos, manhã e tarde de segunda a sexta feira, e a adolescente não precisa estar acompanhada dos pais ou responsável, basta apenas levar os documentos que comprovam a idade correta para a vacinação.
 
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem você perceber. Pode evoluir para um câncer como o do colo de útero, uma doença grave. No Brasil a doença é a quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres.
 
Como o vírus é transmitido?
A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de infecção é pela via sexual. Isso é possível com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Então, todo cuidado deve ser tomado para prevenir a transmissão do vírus!
Qual é a vacina que você vai tomar?
 
Você vai tomar a vacina quadrivalente, que protege contra os vírus HPV tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo de útero.
 
Por que as jovens adolescentes foram escolhidas para serem vacinadas?
 
Porque é nessa idade que o seu organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger você quando estiver na idade adulta. Por isso, você deve se proteger o mais cedo possível!
É importante lembrar que as adolescentes que tomarem a primeira dose nas escolas, devem procurar o posto que será indicado 6 meses depois para fazer a segunda dose. Mas lembre-se de ir ao posto de vacinação indicado, pois é lá que estarão os seus registros de vacinação para o HPV. Agende este compromisso para a sua proteção contra o câncer do colo de útero. Só estará protegida a adolescente que tomar as três doses da vacina no esquema recomendado. E não se esqueça de levar a sua caderneta de vacinação! Ela é o comprovante de que você foi vacinada.
 
Fonte: SECOM/CTA

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário