SES promove Mutirão de cirurgias urológicas


Vinte e dois homens foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, neste sábado (22), durante a realização do mutirão de cirurgias urológicas no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é parte da programação Novembro Azul – que promove serviços voltados para a saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata.

O coordenador do Serviço de Urologia da Rede Estadual, Silvio Moreira, informou que foram realizadas cirurgias de próstatas, fimose, câncer de pênis, vaporização de próstata por plasma e prostatectomia – remoção cirúrgica de parte ou toda a próstata. “São homens que estavam com consultas e exames atualizadas e aguardavam pelas cirurgias, que também são realizadas diariamente pela equipe do HCM”, disse.

 
Ele explicou que prostatectomia é realizada em casos de tumores (câncer de próstata) e quando a próstata se torna muito grande (hiperplasia benigna de próstata), a ponto de restringir o fluxo de urina através da uretra. As cirurgias de vaporização de próstata foram iniciadas ano passado, na rede pública do estado.  Na cirurgia vídeoendoscópica, minimamente invasiva, com uso de vaporização (transição direta do sólido para gás), o tecido prostático é removido mais suavemente, utilizando energia por plasma sob baixa temperatura.

O urologista Lúcio Paiva explicou que a técnica de vaporização quase não há contato direto entre o equipamento e o tecido. O dispositivo não apenas vaporiza o tecido aumentado, como também coagula o restante do tecido saudável e deixa uma superfície lisa reduzindo a próstata a tamanhos normais e aceitáveis. “É minimamente invasiva, e o procedimento e a recuperação são mais rápidos. O paciente é liberado em 24 horas e vai para casa sem uso de sonda”, explicou.


Valdek Castro Reis Sobrinho, 68 anos, morador da Vila Palmeira, foi um dos beneficiados no mutirão de cirurgias urológicas. Ele fez a consulta e os exames no Hospital Estadual do Câncer (Geral) e foi encaminhado para o procedimento. “Estou com alteração na próstata e somente a cirurgia é capaz de corrigir”, disse.
             
           Teodoro dos Santos Castelo, 66 anos, da Vila Bacanga, também passou pelo processo cirúrgico para retirada da próstata. “Tem pouco mais de 30 dias que fiz os exames e graças a Deus já vou fazer a cirurgia. As chances de cura são bem maiores quando procuramos logo os médicos especialistas”, alertou.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário