Secretaria de Assitênica Social passa a emitir documentação básica


O Cadastro Único, ou CAD ÚNICO, como é chamado, vem trazendo acesso aos Programas Sociais para a população mais carente do país, O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Suas informações podem ser utilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais para obter diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, para desta forma, possibilitar a análise das suas principais necessidades.

Para que alguém possa se inscrever no Cadastro Único é necessário que essa pessoa tenha toda sua documentação básica, e as vezes isso dificultava algumas famílias de fazerem a inscrição, o que impedia elas de exercerem o serviço pleno da cidadania. Por esse motivo, o acesso a documentação básica foi facilitado nas Secretarias de Assistência Social de todo país.

Agora o CAD ÚNICO trouxe mais uma novidade e que já está sendo aplicada na cidade, pra quem tem o Cadastro Único as portas da documentação básica se abriram, o CPF é um exemplo, ele já está sendo emitido de forma gratuita em nossa cidade através da Secretaria de Assistência Social, antes para ter o documento o cidadão pagava uma taxa de R$ 7,00, com esta nova ação do CAD Único, o documento sai inteiramente grátis.

Estivemos na Secretaria de Assistência Social, e conversamos com a secretária Neuza Muniz, segundo ela, muitas pessoas já estão se dirigindo até a secretaria em busca da emissão do documento, para que seja feito o documento (CPF) é necessário que a pessoa tenha 18 anos completos e esteja portando o seu Titulo de Eleitor, só hoje cerca de 60 pessoas estiveram fazendo o cadastro de pessoas físicas na Secretaria de Assistência Social.

Outro ponto importante é que muitas das vezes o cidadão também chegava na secretaria sem o Registro de Nascimento, ou muitas das vezes o documento estava tão deteriorado que se tornava impossível a identificação dos dados nele contidos, agora a secretaria pode expedir uma Declaração de Pobreza, e com essa declaração a pessoa pode ir até o cartório e ter uma segunda via de forma gratuita, evitando assim um custo de R$ 32,00.

A Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para receber toda a população de nossa cidade, procure a secretaria e faça seu cadastro, se você se encaixa nas exigências do Governo Federal, os Programas Sociais valerão para você e sua família. Mais informação: Acesse Aqui.
Fonte: SECOM/CTA
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