Entenda o porquê Flavio Dino aumentou sua conta de energia elétrica

Procon Maranhão multa em mais de R$ 2 milhões concessionária de energia elétrica do estado.    

O Procon aplicou multa de R$ 2.048.200,00 à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) devido ao elevado número de reclamações relacionadas a danos elétricos, sem restituição, causados aos consumidores por quedas de energia, oscilações e baixa voltagem; cobranças indevidas, sem prestar esclarecimentos sobre os cálculos dos valores cobrados; falha na prestação dos serviços; problemas na leitura dos registros e outras irregularidades.     

A concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica (Cemar) Maranhão foi notificada nesta quarta-feira, 01/07. A decisão é passível de recurso. Caso a fornecedora não efetue o pagamento da multa aplicada em dez dias ou não preste esclarecimentos, após o recebimento da notificação, será inscrita no débito da Dívida Ativa do Estado do Maranhão, para subsequente cobrança executiva.     

A (Cemar) está entre as cinco empresas mais reclamadas do Estado. Em 2015, já foram registradas 764 atendimentos.      

De acordo com o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, "Pela relação das reclamações dos consumidores e dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), é evidente a má prestação do serviço público de energia elétrica da reclamada, e que é serviço já consagrado pelo nosso ordenamento como um serviço público, essencial e contínuo o fornecimento  de energia elétrica, só falta o governo cumprir com sua parte", disse.     

“Todas as empresas prestadoras de serviços, sejam públicos ou privados, além de terem a obrigação de garantir a prestação de forma adequada e eficaz, são obrigadas a mantê-los de forma contínua. Qualquer interrupção, principalmente quando imotivada e não comunicada previamente aos usuários caracteriza afronta aos preceitos legais consumeristas. Nosso objetivo é a adoção de medidas eficazes que possam desestimular as práticas lesivas ao cidadão e promover efetivamente o equilíbrio e harmonia nas relações de consumo, além de buscar soluções justas, um compromisso que o governador Flávio Dino vem descumprindo”, disse o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior

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