Câmara de Coroatá ganha mais duas vagas sai de 13 para 15 cadeiras em 2017

À esquerda ver. Camilo, ao centro ver. Josean Veras à direita ver. Wllisses
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica dos vereadores Riba Maia (PTC) e Raimundo Diôgo (PT), alterando o número de vereadores foi aprovada, na tarde desta quinta-feira, na sessão ordinária na Câmara Municipal de Coroatá.      

Depois de acordo feito em duas sessões as partes, isto é, os líderes das bancadas oposicionista e situacionista decidiram a favor do aumento do número de vereadores de 13 para 15.     
 

Mudanças:  Em primeiro de Janeiro de 2017, A Câmara Municipal de Coroatá ganha mais duas cadeiras, ou melhor, mais dois vereadores. Entenda: O número de vereadores em Coroatá eram 15 e em votação no plenário a maioria decidiu diminuir duas cadeiras ficando assim 13 cadeiras, foi o que aconteceu na legislatura de 2013/2016. Mas agora os legisladores atuais em sessão resolveram trazer de volta as duas cadeiras que haviam perdido, assim aumentará o número de vagas para a próxima legislatura.      

A nova mudança já valerá para os novos vereadores que tomarão posse em 2017.     

Gastos: Como garantia de que o aumento no número de vereadores não representará mais gasto no Orçamento do Município de Coroatá, os parlamentares se comprometeram a votar  para o ano que vem o mesmo recurso orçamentário repassado a Câmaras Municipal de Coroatá em 2016.     

Segundo o parlamentar Jocimar Pereira Gomes (PMDB) com mais dois vereadores a população só tem a ganhar e terá na Câmara mais representatividade, "Ao contrário de que se pensa o aumento do número de vereadores não altera o repasse do Executivo ao Legislativo. Entretanto, de forma positiva, aumenta a representatividade da sociedade em vez de 13 agora serão 15 e a população ganha com isso. O aumento ele se faz necessário para Coroatá, porque o aumento para que a população possa entender ela não gera despesa,  ela não gera um aumento o que diz respeito ao Orçamento da Câmara. O Orçamento da Câmara para 2017 é o mesmo não vai mexer, pois pode ser 10, 13, 15 ou 17, porque o Orçamento da Câmara é definido de acordo com o Orçamento do Município, então não representa mais despesas para a Câmara representa mais representatividade para a população. 15 vereadores representam mais o povo de que só 13 vereadores. E existem municípios com o teto populacional menor que Coroatá que tem mais vereador que Coroatá, então aumenta a representatividade e faz com que mais vereadores estejam perto do povo, representando os interesses da população", explicou o vereador.   

Por sua vez o vereador Riba Maia (PTC) explica que, "Com isso quem ganha é o povo. Mais dois representantes, a cidade cresceu Coroatá tinha 15 passou para 10 foi para 13 e agora volta para 15. Para o vereador o aumento ou o retorno de mais dois parlamentares não vai mexer nas despesas do município, "Não, não por conta o Orçamento é o mesmo; o Orçamento não muda, o repasse é o mesmo, então quem ganha com isso é o povo, pois vai ter dois representantes a mais, duas regiões a mais representadas, os bairros serão mais representados, os povoados e com isso só quem ganha é o povo de Coroatá", destacou o vereador Riba Maia.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário