Veja como foi o 1º dia de provas do Enem no Maranhão

Estudantes começam a deixar o local de prova do Enem (Foto: Danilo Quixaba/ G1 MA) 

A prova teve duração mínima de 2 horas e máxima de 4h30. O primeiro dia do Enem transcorreu sem maiores problemas.

Cerca de 270 mil candidatos realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 79 cidades do Maranhão neste sábado (24). No primeiro dia, as questões foram de multipla escolha nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os primeiros estudantes começaram a deixar os locais da prova do  às 14h30. Bruna Helena Souza da Graça, de 20 anos, foi uma das primeiras a sair da universidade CEUMA, no bairro do Renascença, em São Luís. Para ela, foi possível realizar a prova sem muita dificuldade. “Minha maior dificuldade foi ciências humanas e suas tecnologias”, contou.

Já Natália de Souza Lima, de 19 anos, achou a prova difícil e com muita leitura. "Eu tive algumas dificuldades, sim. Teve algumas questões que estavam difíceis, mas deu para deserrolar tudinho", disse a jovem.

Veja a galeria de fotos do 1º dia de Enem no Maranhão

A estudante Ananda Brenda Sousa Figueiredo, de 20 anos, está prestando a prova pela quarta vez. Ela quer cursar Ciência Biológicas. Para a jovem, a prova deste ano estava mais fácil que nos anos anteriores. "Foi fácil", disse.

Diego Nunes Marques quer ser engenheiro mecânico ou elétrico. Ele também achou que a prova não estava difícil. "Não tava difícil não. Amanhã vai ser mais cansativo", finalizou.

Só no ano que vem

Andressa dos Santos perdeu o horário do Enem 2015 em São Luís (MA) (Foto: Danilo Quixaba / Mirante AM) 

Andressa Fernandes dos Santos, de 18 anos, que mora no bairro do Araçagi e faria prova no bairro do Turu, perdeu o horário e chegou quando os portões já haviam sido fechados.

Ela concorreria para o curso de Fisioterapia. “Eu saí de casa 9h, cheguei na parada (de ônibus) já era 9h30, peguei no ônibus um engarrafamento enorme, cheguei aqui 12h em ponto. Quando eu cheguei, fecharam o portão”, conta.

André Luís Silva Louzeiro, de 17 anos, queria disputar uma vaga para Engenharia Civil. Ele se confundiu com o nome da instituição onde faria a prova, errou o local e perdeu a prova. “Agora, só ano que vem”, disse inconformado.

Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Neste primeiro dia, são aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.

Neste domingo (25), no segundo dia de aplicação do exame, é a vez das provas sobre linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de aplicação.

Segurança
A Polícia Federal fiscalizou os locais de prova do Enem no Maranhão para coibir quaisquer tentativas de fraude na prova. A prevenção faz parte das ações do Comitê Integrado de Forças Públicas, criado exatamente para atuar na segurança da aplicação do exame.

No segundo dia de prova os policias continuarão de plantão em todo o estado. Caso seja verificada alguma atitude suspeita, será aberto um inquérito policial para apurar os fatos. Fraudar concurso público é crime que pode implicar de um a quatro anos de prisão.
Trânsito
O trânsito ficou intenso próximo aos locais de prova em São Luís nas horas que antecederam o exame. Muita gente reclamou da dificuldade para chegar por conta dos engarrafamentos.

Já na saída dos estudantes não houve grandes congestionamentos na capital. Na Avenida Oswaldo Cruz, em frente a Faculdade Estácio, o movimento ficou intenso por volta das 5h15. Na Vila Saldanha, a saída foi tranquila dos alunos que fizeram a prova na escola Bacelar Portela. Os pontos de ônibus ficaram lotados em vários pontos da cidade, próximos a locais de prova.
Fonte: G1/Maranhão
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário