Devido à exigência do Ministério do Meio Ambiente para que fosse feito
através dos técnicos o CAR – Cadastro Ambiental Rural, esse cadastro foi
instituído há dois anos atrás e teve um ano de prazo para ser feito e
não foi concluído por completo. Com isso o governo resolveu dar mais um
ano de prazo, esse prazo vai até maio de 2016.
A Prefeita Teresa Murad preocupada com a situação dos pequenos agricultores
que não tem condições de bancarem o custo técnico para a realização do
CAR resolveu dotar a Secretaria do Meio Ambiente de equipamentos e de
profissionais especializados para que os pequenos agricultores tenham
serviços de forma gratuita.
Por esse motivo na manhã de ontem foi realizado um Curso de Capacitação e manuseio de GPS para Cadastro Ambiental Rural, na semana que vem também serão contactados os lideres de comunidades para que sejam identificados os pequenos agricultores que necessitam do atendimento e para que recebam o serviço e fiquem regular diante do Ministério do Meio Ambiente e obedeçam a legislação.
Além de ajudar os agricultores e proprietários de pequenas áreas em Coroatá o trabalho vai ajudar os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente a ter um profundo conhecimento dessas propriedades e desses produtores rurais. É importante lembrar que a principio o atendimento será para os proprietários de pequenas propriedades.
As visitas ajudarão a Secretaria a fazer um resumo da situação das queimadas, dos leitos dos rios, das áreas de proteção ambiental que são protegidas por lei e obrigatórias, em pouco tempo os profissionais terão em mãos um diagnostico da situação ambiental do município de Coroatá. Esse diagnóstico vai ajudar a Secretaria de Meio Ambiente a buscar recursos do Ministério da Saúde para recompor as matas devastadas e os leitos dos rios e notar o que vai caber a cada proprietário que causou o dano a fim de que tudo seja recomposto.
SECOM/CTA
ConversãoConversão EmoticonEmoticon