Vereador Riba Maia (PSC) teve início de infarte

Vereador Riba Maia (PSC)
Hoje por volta das 3:00 hs da madrugada desta quarta-feira, 30/12, o parlamentar e líder da bancada governista Riba Maia Neto de 29 anos, teve início de infarto e foi levado de sua residência onde passou mal para a UPA que fica no bairro dos Americanos e está em observação médica. 

Foto: divulgação
Segundo as informações obtidas o quadro clínico é estável.  Seus familiares relataram que o vereador Riba Maia já vinha algum tempo sentido fortes dores no braço esquerdo, dormência e cansaço. 

E, ainda hoje o parlamentar passará por uma série de bateria de exames mais detalhada em São Luís para onde será levado. O blog Coroatá Acontece deseja ao parlamentar recuperação de sua saúde o mais rápido possível.

Entenda o que aconteceu com o parlamentar: O infarto ou enfarte é a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele. Quando existe uma lesão arterial que diminua a irrigação de um órgão este órgão passa a sofrer de isquemia. Se o problema arterial não for resolvido rapidamente então dá-se o que se chama de "enfarte" - as células morrem. Assim, enfarte é sinônimo de necrose.


Quando o enfarte não atinge todo um órgão, a zona de necrose está rodeada por uma zona de isquemia onde a diminuição do fluxo arterial põe as células em sofrimento, mas não é suficientemente grave para provocar necrose. O infarto do miocárdio ocorre quando parte desse músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias coronárias que os nutrem. Quando isso acontece, a parte do músculo que não é eliminada deixa de funcionar, o que pode levar a pessoa a morte.

Tipos de Infarto:

Infarto Branco  - É uma obstrução arterial em órgãos como coração, rins, baço e cérebro, que possuem pouca circulação colateral.

Infarto Vermelho
Infarto vermelho é uma área avermelhada devido à intensa hemorragia, que ocorre em órgãos frouxos como o pulmão, com intensa circulação colateral.  Este tipo de infarto pode ser causado por obstrução arterial ou venosa.  

Infarto Agudo do Miocárdio
Infarto agudo do miocárdio ou "ataque cardíaco" é a morte das células de uma porção do músculo do coração, resultante da oferta inadequada de oxigênio para esse órgão.

Geralmente é causado pela interrupção súbita e intensa do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que transportam o sangue para o músculo cardíaco.

A principal causa de infarto agudo do miocárdio é a aterosclerose, que é a deposição de placas de gordura nas paredes das artérias coronárias. Quando uma dessas placas se rompe, ocorre a formação de um coágulo que acaba interrompendo o fluxo sanguíneo.

O infarto também pode ser causado por uma contração súbita da parede da artéria que interrompe a circulação sanguínea ou ainda pode decorrer do desprendimento de um coágulo formado dentro do coração que fica alojado dentro da artéria coronária.

A localização do infarto depende da artéria obstruída, pois cada artéria coronária irriga uma área do coração.  O principal sintoma do infarto agudo do miocárdio é a dor no centro do peito, que geralmente irradia para o braço esquerdo, para a mandíbula ou para as costas.

Mais informações a qualquer momento sobre a situação clínica do parlamentar:
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário