Te verei mais bela

Por Prof. Edmilson Braga - TE VEREI MAIS BELA / Na esquina, da janela do meu tempo espio a terra onde plantei os sonhos do meu coração. Na paisagem das tardes de domingo está o augusto Gaviões do Samba; escuto o seu cantar: Coroatá, quem te viu, quem te vê/ Será que o teu povo já te esqueceu?

Eu te vi;
 
Os teus calçadões plainados, os teus jardins floridos, as tuas ruas, praças e avenidas bem cuidados; a santa, no alto do morro, atestavam a tua grandeza. O teu povo parecia mais feliz.

Eu te vejo;

Excetuada a Academia da Saúde Pública que encanta os meus olhos com o paranauê da capoeira, o gingado das outras danças e o colorido de andarilhos de todas as idades, restas menoscabada. As tuas ruas, avenidas e praças, os teus jardins e calçadões; o teu sistema de saúde esquálido reclamam atenção, denotam abandono.

Estás com medo, medo da violência exponencial a que te subjugaram. Vives humilhada pela omissão dos teus governantes e por malfazejos que pousam temporariamente ou habitam o teu solo. Ganharas um presente de grego - o presídio.

Choras as vidas perdidas pela desagregação dos lares, pela ganância do dinheiro fácil, pela ausência e/ou incapacidade das políticas públicas e privadas capazes de minorar o teu sofrer. Perdes vidas para a indústria e o comércio das drogas ilícitas e afins.

Gritas a tua dor. Pedes socorro. Zombam de ti.

Eu te verei;
 

Livre das paixões cegas e dos corações odiosos, das convicções perversas e das mãos que te enforcam, da ignorância e daqueles que se nutrem desta para massacrar politico-administrativamente o teu povo; livre daqueles que juraram/juram te amar e assaltam os teus cofres; daqueles que diziam capazes de resolver os teus problemas e resolveram te abandonar.

Te verei mais bela, pois, a "estátua mesmo nua é dama ilustre, quando a beleza veste-lhe a virtude".

Fonte: Facebook Prof. Edimilson Braga
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário