A Secretaria de Agricultura de Coroatá fez hoje uma visita ao Povoado Jordão, a visita foi para levar até o agricultor Raimundo Garcês, mudas de uma nova batata da terra desenvolvida pela Embrapa especialmente para nossa região, a batata foi batizada com o nome de Bioforte, no local visitado foi implantada a primeira mostra de campo.
Na criação da nova variedade da batata, a Embrapa selecionou várias culturas já existentes em nossa região e com elas deu origem ao novo tipo de batata. A nova variedade é rica em betacaroteno, uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.
O transporte para a busca das sementes foi doado pela prefeitura. O objetivo é fazer com que em Coroatá, os agricultores possam produzir essa nova variedade de batata rica em proteína. Hoje foi só o primeiro passo, a implantação das sementes no Povoado é o inicio dos trabalhos que serão empreendidos pela Prefeitura, cada agricultor que receber da batata terá a missão de espalhar as sementes garantindo sua disseminação, mais cinco povoados ainda serão visitados.
Fonte: SECOM/CTA
Fonte: SECOM/CTA
ConversãoConversão EmoticonEmoticon