Jornal Nacional mostra calote de prefeituras no Maranhão

Prefeituras de várias cidades do Maranhão deram o calote na conta de luz. As que não ficaram no escuro estão funcionando na base da liminar na Justiça. O assunto foi destaque no Jornal Nacional do último sábado, 18/06. 

A prefeitura de Cedral passa o dia todo fechada. É que a energia está cortada há mais de um ano por falta de pagamento. O gabinete do prefeito foi improvisado onde funcionava uma farmácia pública. O lugar também está com a conta atrasada, mas a prefeitura conseguiu o religamento na Justiça, alegando que tem medicamentos armazenados.

A Secretaria de Saúde também ficou sem luz e se mudou para o laboratório da cidade, que só tem energia por conta da mesma liminar. E a Secretaria de Educação, sem energia, se mudou para uma escola. Ao todo, o município deve R$ 8 milhões à companhia elétrica.

Em Tutóia, a prefeitura também teve a energia suspensa. A equipe da TV Mirante encontrou o chefe de gabinete atendendo no escuro. A situação se repete em São João do Paraíso, onde pelo menos sete órgãos públicos se mudaram para imóveis particulares por causa da dívida com a energia, que está perto de R$ 2 milhões. E em Santa Quitéria, a prefeitura, há 10 meses, nem tem mais o relógio medidor.

Para a empresa que distribui energia no Maranhão, o custo do calote acaba repassado para os outros consumidores. "É um custo de gerar, transmitir, distribuir e operar esse sistema. Se há inadimplência compromete toda essa cadeia" diz Marcos Almeida, diretor comercial da Cemar.
Fonte: g1.globo.com/jornal-nacional

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário