Mesmo assim feliz 97 anos minha terra Coroatá

Foto: Arquivo
A Cidade de Coroatá faz 97 anos neste sábado. Mas, ao contrario do que a palavra aniversário significa, os moradores não tem muitas razões ou motivos para comemorar a data. A Cidade de Coroatá está completamente abandonada, com inúmeras obras paralisadas.

O município de Coroatá, situa-se na mesorregião leste maranhense e na microrregião de Codó, integrando-se a 5ª microrregião homônima como pólo de desenvolvimento regional. A sede do município se encontra em maior parte localizada a margem esquerda do rio Itapecuru, onde sua posição geográfica está na intersecção do paralelo 04° 07' 48" de latitude sul, com meridiano de 44° 07' 26" O longitude oeste de Greenwich.

Neste dia 08/04. A Prefeitura de Coroatá programou uma mixuruca iniciativa de aniversário para celebrar a data, e sua população, com mais de 65.189 habitantes, conforme dados do último Censo do IBGE 2010, não ver motivos reais para comemorar aniversário nenhum. Mas não é por falta de dinheiro, pois beira R$ milhões de reais, no fundo de participação mensal. Na sua história política administrativa nunca se viu tanto desmando e abandono por parte de administração municipal que governa para poucos. 

Neste ano, porém, não há muito que se comemorar. 

A cidade passa por um dos seus piores momentos e o descontentamento com a situação é evidente nos quatro cantos da cidade, nem mesmo os bairros considerados centrais tem o que comemorar o que dizer então dos mais distantes. A atual situação é considerada como uma das piores já enfrentadas pelos moradores e visitantes, acostumados a ter uma cidade que antigamente atendia as demandas da população e de seus visitantes. 

O descontentamento é geral, a situação, que já era difícil, agravou-se nos últimos meses. O índice de desemprego cresceu de maneira espantosa. 

A cidade de Coroatá que foi agraciada por Deus com uma natureza exuberante, fauna e flora rara, que poderiam ser exploradas na área do TURISMO de forma inteligente e provocar melhor padrão de vida aos moradores e maior conforto aos visitantes, peca infelizmente por não decidir se os visitantes são bem vindos ou se indesejados. 

CIDADE COMPLETAMENTE SUJA: Andando pelas ruas de Coroatá o que se ver é muito lixo espalhado por todos os cantos e lados, uma vez que a coleta de lixo não acontece com frequência nos bairros. 

SAÚDE NA UTI: Ambulância da cidade até que funciona, mas não como deveria com boa qualidade, faltam medicamentos essenciais e o Hospital Macrorregional e UPA de Coroatá até que funciona, mas serve mais para cabide de emprego onde são empregados famílias inteiras (reinando o nepotismo) e de outros municípios deixando os filhos de Coroatá desempregados

Apesar de o quadro administrativo de Coroatá ser delicado, o poder público municipal continua a insistir que tudo está bem e que o município nunca esteve melhor. 

Agora no início de 2017, com a crise nacional no município a situação do povo piorou espantosamente. 

Insegurança publica, desemprego, postes sem iluminação, ruas cheias de lixo e buracos em avenidas, ruas e travessas, falta de infraestrutura e perseguição a servidores públicos e pessoas com boa intenção que tentam implantar novas formas de atuação na cidade. 

Para resumir, se não faz parte da panelinha dos Amovelar (pai e Filho) estar excluído. 

Quantas ruas com esgoto a céu aberto? 

Quantas ruas que mais parecem pista de rally quando secas ou quando chove parecem rios que invadem as casas. Quem precisa fazer uso da saúde pública sofre com a falta de atendimento adequado, sem condições de atendimento digno, e o pior de tudo é ainda fazer festa para comemorar o que mesmo? 

Com todos esses problemas, Coroatá tem realmente o que comemorar neste dia 08 de abril de 2017 ? Com a palavra a população.

OS MORADORES tem motivos para celebrar o aniversário da cidade? 

Hoje por exemplo não tem nenhuma programação na cidade? 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário