UPA/CTA |
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) conquistaram a confiança da população de São Luís, por se tornarem alternativa de atendimento médico rápido e de qualidade em casos de urgência e emergência e terem como retaguarda hospitais estaduais de referência, onde antes o encaminhamento para esse tipo de assistência era o sucateado sistema municipal de saúde.
Embora sejam um projeto federal, as UPAs do Maranhão foram ampliadas, fortalecidas e implantadas com um perfil diferenciado pelo governo estadual, de onde vêm 70% dos recursos gastos em sua manutenção. Na contramão da opinião popular, a oposição tenta minimizar o investimento estadual, desconhecendo que no Ceará, por exemplo, 10 UPAs foram construídas, mas nunca chegaram a funcionar, pois só contaram com os recursos federais. Para o secretário Ricardo Murad, tão importante quanto construir e equipar unidades públicas de saúde com o que há de mais moderno é manter o padrão de qualidade no atendimento. Por isso, ele faz questão de apurar pessoalmente toda e qualquer queixa dos usuários, para reparar possíveis falhas e dar as respostas que os pacientes necessitam.
Ontem, o secretário deu uma nova demonstração de transparência ao relatar a reclamação de uma paciente sobre a assistência recebida em uma UPA. Em sua página no Facebook, ele disse que espera um contato dela para esclarecer sua insatisfação com o atendimento. “O que não aceitamos são críticas infundadas, muito menos as mentiras que espalham para tentar prejudicar um trabalho sério, humanizado e de qualidade que está sendo realizado diuturnamente pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde”, enfatiza Ricardo Murad. Será que a tal paciente vai se mostrar?
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