Seduc encerra formação para professores que trabalham nas salas de recursos multifuncionais

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, encerrou na tarde desta quinta-feira (12), o primeiro curso de formação continuada para professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais nas escolas da rede estadual de ensino de São Luís, que trabalham com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades de superdotação, deficiência visual e auditiva.
 
A solenidade, realizada no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), foi prestigiada pelo secretário Pedro Fernandes Ribeiro e pela secretária adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade, que entregaram os certificados simbólicos dos 63 concludentes da capacitação. Fernandes entregou o certificado a Antônia Silva de Deus e a secretária para a professora Naya Silva Pereira.
 
O secretário Pedro Fernandes elogiou o esforço, a determinação e os resultados conquistados pelos participantes da formação, afirmando que os novos conhecimentos irão contribuir para melhorar os indicadores educacionais do estado. Segundo ele, esta experiência exitosa com os professores das salas de recursos multifuncionais deve ser levada para as unidades regionais de educação da Seduc por meio de uma ampla mobilização de intercâmbio entre gestores e professores com o foco voltado para a formação dos alunos.
 
Ele ressaltou que a Seduc tem a missão de proporcionar educação de qualidade em todo o Estado e, por isso, a instituição precisa ser fortalecida para contemplar as 1.233 escolas da rede estadual, que precisam ficar mais próximas da secretaria com o foco direcionado para os alunos.
 
Plano
 
Neste sentido, Pedro Fernandes frisou que a Seduc tem um plano estratégico pontual para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão, baseado em quatro de metas.
 
De acordo com o secretário, o plano está focado na melhoria do processo de aprendizado, a universalização do ensino médio, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios e o efetivo combate ao analfabetismo.
 
Para atingir estes objetivos, foram firmadas parcerias com o Pnud, Instituto Aryton Senna, Alfa e Beto, Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e as Universidades Federal (Ufma) e Estadual (Uema), que estão trabalhando na construção do plano de formação continuada e de formação de novos professores com o uso da mediação tecnológica. “Não podermos avançar sem o uso da tecnologia”, destacou.
 
A secretária adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade, ressaltou que os participantes da primeira formação continuada de professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais são verdadeiros desbravadores. Disse, ainda, que esta experiência será implantada nas 18 unidades regionais de educação como um compromisso para 2014.
 
Para Conceição Andrade, esta formação é também uma política pública de inclusão e da reafirmação da cidadania, resultado de um trabalho que vem se fortalecendo no conjunto da Seduc em cumprimento da legislação e de justiça social.
 
Para a supervisora de Educação Especial da Seduc, Socorro Castelo Branco, com a conclusão do curso, a Seduc contará com professores qualificados para atender alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades de superdotação, deficiência visual e auditiva nas salas de recursos multifuncionais.
 
Ela agradeceu o secretário Pedro Fernandes pela iniciativa de levar a formação para todas as UREs. O objetivo para o próximo ano é levar esta experiência exitosa para as escolas da rede estadual de ensino, a fim de que possam contar com professores habilitados para atender aos alunos com necessidade especiais.
 
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