Foi aberto, nesta segunda-feira (16), em São Luís, o Encontro Estadual de Avaliação da Implementação do Plano Nacional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/03 e 11.645/08 no Maranhão.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria-Adjunta de Projetos Especiais (Sape), em parceria com o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Maranhão (Federma), acontece, nesta terça-feira (17), no Teatro Viriato Corrêa, no Campus do Ifma (Monte Castelo).
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; do coordenador do Federma, Batista Botelho; da Pró-reitora de gestão de pessoas do Ifma, Valéria Carvalho; da representante da Promotoria de Defesa da Educação, Cleise Marques e da superintendente de Diversidades e Modalidades Educacionais, da Seduc, Narcisa Rocha.
O secretário Pedro Fernandes destacou a importância da temática abordada no encontro. “Nosso estado é caracterizado pela multiplicidade de povos e etnias. A Seduc tem trabalhado ativamente, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, no sentido de oferecer uma educação baseada no respeito e valorização dessas diversidades. Nesse contexto, eventos como esse, de discussão e avaliação, nos trazem importantes dados sobre as ações já realizadas, além das melhorias que devem ser feitas em busca de uma educação cada vez melhor”, ressaltou.
Batista Botelho lembrou o contexto de criação do fórum e sua relevância na formulação de políticas educacionais inclusivas. Ele informou que o Federma foi criado em 2005 com o objetivo de implementar, de maneira democrática e participativa, as modificações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no contexto da educação étnico-racial nas redes de ensino do estado.
Segundo o coordenador da entidade, a grande relevância de sua atuação está baseada na mudança de paradigmas preconceituosos que ainda são propagados. “Como educadores, nosso papel é transformar essa lógica”, afirmou.
Rosyene Cutrim, da coordenação de diversidade da Seduc, apresentou as ações desenvolvidas pela secretaria no contexto da política de Educação Étnico-Racial do Estado. “A Seduc tem trabalhado fortemente no desenvolvimento e regulação dos materiais didáticos e paradidáticos que abordem a educação, respeitando os preceitos propostos na LBD, incluindo o contexto de diversidade a todos os projetos desenvolvidos”, enfatizou.
Durante o encontro estão sendo apresentados palestras e painéis abordando a LDB e sua implementação no estado; os resultados das ações desenvolvidas, além da formação de um grupo de trabalho para desenvolvimento de proposições de estratégias para a continuidade da plena implantação da educação étnico-racial no estado
ConversãoConversão EmoticonEmoticon