Governo entrega mais 154 títulos de regularização fundiária em Imperatriz

Hildo Rocha e os deputados Leo Cunha e Antonio Pereira
ladeados por líderes comunitários
Com a entrega de mais 154 títulos, o Governo do Maranhão executou nova etapa do Programa de Regularização Fundiária, na Vila Cafeteira, no município de Imperatriz. A solenidade, realizada na sexta-feira (31) e presidida pelo secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, teve a participação do coordenador do Departamento de Regularização Fundiária da Secid, Nyvaldo Macieira, dos deputados estaduais Leo Cunha e Antônio Pereira, do prefeito Sebastião Madeira, de secretários municipais, vereadores e beneficiários do empreendimento.
 
Hildo Rocha ressaltou que algumas famílias moram nos imóveis há mais de vinte e cinco anos, porém, não possuíam a garantia da propriedade. "Agora, todos estão recebendo a documentação que lhes assegura a titularidade dos terrenos e das casas onde moram. Por meio desses documentos de propriedades, devidamente registrados em cartório, o Governo do Maranhão proporciona mais segurança aos moradores da Vila Cafeteira", declarou.
 
O secretário lembrou que todas as despesas cartoriais estão sendo pagas com recursos do Tesouro Estadual. “Esse documento não é só um pedaço de papel. Ele vale muito. Com esse documento as casas de vocês passam a ter mais valor”, declarou o prefeito Sebastião Madeira. “Recomendo a vocês que não vendam seus imóveis, afinal, vocês lutaram muito para obter esses títulos, portanto, nada mais justo do que dar valor, guardar com carinho e preservá-los porque foi uma conquista valiosa”, destacou Madeira.
 
História
A regularização fundiária da Vila Cafeteira significa a finalização de um longo processo que teve duas etapas. A líder comunitária Maria José Mendes dos Santos é uma das beneficiárias que participou ativamente de todos os momentos da luta. Ela lembra que, após a ocupação do terreno, que pertencia ao extinto Banco do Estado do Maranhão, veio a ordem de despejo.
 
“Nós nos reunimos e fomos falar com o governador, que na época era Epitácio Cafeteira. Ele autorizou que fizéssemos o loteamento da área”, relatou.  “De lá para cá, a gente vem lutando. Primeiro, conseguimos a água. Depois, a energia. Com muito sacrifício abrimos as ruas e, agora, depois de tantos anos, finalmente, estamos recebendo os títulos definitivos. Agora temos o que é nosso, documentado”, declarou Maria José. “A história dessa Vila é a minha história”, finalizou.
 
Líder da comunidade, Raimundo José Bezerra, o “Pipoca”, também recordou a luta pela regularização dos imóveis. “O primeiro ofício eu entreguei ao secretário Luis Fernando Silva. Quinze dias depois ele ligou dizendo que a governadora Roseana Sarney havia dado carta branca para que ele desse início ao processo de regularização. Daí em diante, tudo caminhou certinho e, hoje, temos a felicidade de receber, das mãos do secretário Hildo Rocha nossos títulos”, afirmou.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário