A Secretaria de Estado da educação SEDUC informa que a paralização dos professores faz parte de um movimento Nacional da Categoria

Fotos: Nelsynho Rodrigues
À direita, concedendo entrevista, Prof. Arnaldo, Gestor do (CEM)
Está acontecendo no auditório do Sistema Cidade de Comunicação da TV/Cidade de Coroatá durante todo o dia de hoje, quinta-feira, 20/03. A construção da elaboração do Plano Curricular Unificado para a rede Estadual de Ensino de Coroatá, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com o encontro dos professores da Rede Estadual em Coroatá encerra a paralização que durou três dias. Esse encontro está sendo realizado pela Regional de Educação de Codó/MA, e têm como ministradores/palestrantes os professores Arnaldo Melo gestor do CEM e a diretora regional de educação de Codó professora Regina de Fátima.
 
 
A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão compartilha com todos a rede Estadual de Ensino que precisa orientar a organização do trabalho pedagógico pela Diretrizes Curriculares, construídas por técnicos, professores e professoras, para nortear o trabalho das escolas. É um documento relevante na promoção de condições mais  equitativas de efetivação da aprendizagem, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos e alunas no contexto de aprendizagem no qual estão inseridas.
 
 
Desse modo, reitera-se a autonomia pedagógica das mais de mil escolas de sua rede de Ensino na orientação para a elaboração organização, execução e avaliação de suas propostas pedagógicas, tendo como base para isso as Diretrizes Curriculares da Educação Básica ora veiculadas como subsídio para a fundamentação da prática pedagógica das escolas, de modo a atribuir, sistematicamente, voz uníssona ao currículo escolar dos 217 municípios do maranhão. 

 
Essa produção é fruto do trabalho dos técnicos da SEDUC e de representantes escolares, sob a orientação técnica oriunda da parceria entre o Ministério da Educação - MEC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, com o objetivo de imprimir marcas na organização e na gestão da Rede Estadual de Ensino e das escolas, em particular, orientando o planejamento, com vistas à elevação do nível de aprendizagem dos(as) alunos(as); universalização da matrícula do Ensino Médio; redução do analfabetismo; melhoria da gestão institucional e institucionalização do regime de colaboração.

 
As Diretrizes estão acessíveis a toda a comunidade escolar, fortalecendo os mecanismos de participação e implementação curricular na Rede Estadual de Ensino, como base para as formações e encontros pedagógicos, a fim de respaldar, principalmente, a prática de professores, professores, gestores, gestoras, supervisores e supervisoras escolares no que tange à formação básica do(a) aluno(a), com definição de competências e diretrizes para a Educação Básica.

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