Coroatá vai ganhar o mais novo Centro de Hemodiálise do Maranhão.

 
04
 
 02
 
Mais uma parceria da Prefeita Teresa Murad com o Governo do Estado do Maranhão é firmada, dessa vez vai ser a construção do Centro de Hemodiálise de Coroatá. Uma grande dificuldade para as pessoas que moram aqui na cidade e nas cidades vizinhas é o deslocamento até Caxias ou Bacabal onde é feito o tratamento de quem precisa ou está acometido de alguma doença renal. Essas pessoas gastam muito com transporte e alimentação pelo menos três vezes por semana, e nem todos tem condições financeiras para tal deslocamento.
 
01
 
 03
 
Foi pensando nisso que o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde tomou a decisão de construir em Coroatá este centro de tratamento para pacientes que necessitam dessas maquinas para sobreviver. Sem a longa viagem o tratamento se torna menos cansativo e os coroataenses vão ter a oportunidade de serem atendidos em sua própria cidade.
 
05
 
A obra será financiada pelo Governo do Estado e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS). Os recursos que serão gastos ficaram em torno de R$ 2.418.000,00,  o material para construção do Centro de Hemodiálise já começou a chegar a Coroatá. O local escolhido para a obra será o terreno que pertence ao Governo do Estado que fica atrás da UPA e da antiga Delegacia de Policia. A previsão para o inicio da obra é ainda para esse mês.
 
 
 
03
 
A Prefeita Teresa Murad juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social e Vice-prefeita Neuza Muniz estiveram realizando na ultima sexta-feira (14/03) no auditório do Clube Central, a entrega do fardamento e kit’s de material didático aos pais e responsáveis de crianças de 6 a 17 anos de idade que estão inscritos no Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  Além dos alunos do ProJovem e do PET, alunos da capoeira também foram beneficiados com o fardamento, no total foram quase 500 kit’s e fardamentos distribuídos de forma gratuita. A ação foi desenvolvida pela Prefeita Teresa Murad através da Secretaria de Assistência Social e agradou muito, as famílias beneficiadas.
 
05
 
 01
 
Dona Maria José mãe de aluno afirmou que nunca tinha recebido este tipo de beneficio antes e que agora através da Prefeita Teresa Murad pode perceber o quanto é importante à atuação de uma pessoa com compromisso com a população na frente de ações como esta. “Se fosse para eu comprar meu filho ia ficar sem farda, pois não tenho o dinheiro para esse fardamento, graças a Deus a nossa Prefeita já está arcando com esta despesa” afirmou Dona Maria José.
 
07
 
 08
 
Durante a solenidade de entrega dos fardamentos foram desenvolvidas algumas apresentações culturais como: capoeira e a apresentação de um grupo musical composto apenas por crianças que conseguiu emocionar todos os presentes.
 
04
 
 06
 
A Prefeita Teresa Murad e a Secretária Neuza Muniz falaram da importância desse tipo de programa aqui no município, programa esse que beneficia pessoas de baixa renda e vulnerabilidade social.
 
“Meu compromisso é investir os recursos que vem para o nosso município na finalidade para qual foram destinados, fortalecendo assim o auxilio social as famílias carentes que precisam desse dinheiro e desses recursos” disse a Prefeita Teresa Murad.
 
 
 
01
 
Hoje a cidade viu mais uma vez a prova de que Coroatá vive uma administração competente e de compromisso. A Prefeita Teresa Murad esteve na manhã de hoje (14/03) no prédio onde funciona a Central do SAMU em Coroatá fazendo a entrega de duas novas ambulâncias para aquela unidade, o diferencial é que essas novas ambulâncias foram projetadas especificamente para atendimentos de urgência e emergência na zona rural. A vinda dessas ambulâncias para o nosso município é resultado de uma parceria firmada entre Prefeitura e Governo do Estado.
 
02
 
As ambulâncias são equipadas com tudo que há de mais moderno para o atendimento de urgência e emergência, antes esse tipo de atendimento na zona rural ficava difícil devido o acesso a alguns lugares ou povoados que ficam distantes da sede do município, mas mesmo assim a vontade de ajudar a salvar vidas da equipe do SAMU liderada pelo enfermeiro Ivan Lima estava acima de tudo e não media esforços enviando as ambulâncias disponíveis. Essas ambulâncias tem motor de alta potência e tração 4×4 podendo transitar em terrenos ruins de difícil acesso até mesmo em tempos de chuva forte.
 
03
 
Na chegada a Prefeita conheceu o funcionamento das novas ambulâncias e foram apresentadas a ela  as equipes que vão trabalhar nas unidades móveis. “Essa é mais uma meta alcançada daquele livrinho que continha o nosso plano de governo e foi distribuído na campanha. E hoje estamos aqui recebendo estas duas ambulâncias que vão dar toda assistência a zona rural, elas vão estar aqui prontas para atender a todos em regiões onde o acesso se torna muito difícil” disse a Prefeita. Ela também falou da preocupação do Secretario Ricardo Murad com a cidade e de sua paixão pelo povo de Coroatá, e que ele sempre tem sonhado em mais e mais melhorias para a população.
 
04
 
Segundo o diretor do SAMU, Ivan Lima, o bem mais importante é a vida, e essa é a função dessas novas unidades de atendimento móvel, preservar o direito a vida daqueles que se encontram nos lugares mais distantes da sede do nosso município.
 
05
 
Após a entrega das ambulâncias um café da manhã foi oferecido às pessoas que estavam presentes no local. Quem esteve lá e pode ver as novas unidades móveis gostou e aprovou. Manoel Mendes de 44 anos disse que sua mãe mora na sua rural e tinha muita preocupação com a sua saúde, mas com a nova aquisição do município ficou com um sentimento de tranquilidade. O número de chamada para os serviços do SAMU é 192, funciona 24hs por dia e a ligação é gratuita de qualquer telefone.
 

Prefeita faz entrega de dois modernos caminhões compactadores de lixo

 
 
01
 
Mantendo seu compromisso com a população de Coroatá e pensando no bem-estar de cada cidadão, a Prefeita Teresa Murad esteve na tarde de hoje (13/03) mais precisamente as 13:00hs fazendo a entrega simbólica de dois caminhões compactadores de lixo (que também são conhecidos como papa-entulho) a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico de Coroatá. Os dois caminhões vão fazer a coleta diária de lixo na cidade e os garis que irão trabalhar nessa coleta foram todos treinados para operar esse maquinário, durante dois dias uma equipe de técnicos de Belém do Pará esteve na cidade treinando esses funcionários de forma intensiva nas ruas para que nada dê errado. Cada caminhão tem capacidade de recolher 10.000 quilos de lixo, o que equivale a cinco caçambas truck, além disso, foram feitos testes em que uma rota que antes era feita pelas caçambas em 5 hs de relógio é feita por esse tipo de caminhão em 1:40 (uma hora e quarenta minutos), o que dá uma vantagem de três horas e vinte minutos de diferença, o que antes levava o dia todo para ser realizado ou seja 8hs de trabalho, hoje poderá ser feito em 3hs.  É importante lembrar que logo estará chegando um terceiro caminhão papa-entulho que ficará guardado e servirá de reserva, caso qualquer um dos caminhões venha a quebrar ou apresentar defeitos.
 
02
 
Quando a Prefeita Teresa Murad chegou ao local os garis já estavam prontos para o trabalho e os caminhões ligados, a Prefeita cumprimentou cada um dos trabalhadores e antes da entrega simbólica foi feita uma pequena demonstração de como é o funcionamento dos caminhões. Em seguida caminhões e garis já iniciaram suas atividades.
 
03
 
“Recebemos agora esses dois caminhões compactadores de lixo que vão dar toda o suporte no que se refere à limpeza em toda cidade trazendo muito mais eficiência na limpeza e no recolhimento do lixo doméstico que tanto prejudica a todos nós se não for feito de forma devida. Tenho que pedir aqui também o apoio de todos meus amigos e amigas coroataenses na hora de colocar o lixo na porta seguindo os horários devidos para que o lixo possa ser recolhido. Tenho certeza de que isso vai beneficiar a população de forma muito especial por ser um trabalho que vai trazer benefícios ao meio ambiente e também a saúde da população. Estou aqui hoje muito feliz por estar cumprindo mais um compromisso que eu tinha assumido com a população, pois o que nós queremos ver é a cidade limpa e a nossa população saudável”.
 
04
 
05
 
Depois de fazer a entrega dos caminhões, a prefeita seguiu até o Largo da Juventude onde foi conferir os novos bancos que foram instalados a disposição das pessoas que frequentam o lugar, a prefeita disse que teve a preocupação de escolher pessoalmente os bancos e os cestos de lixo que foram instalados nos canteiros que fazem parte do Largo. Bancos iguais só são encontrados na Avenida Litorânea na capital do estado, além da beleza que completa o Largo os bancos vão proporcionar mais comodidade aos visitantes e pais que levam seus filhos todas as tardes para brincarem ou passearem pelo Largo. Acompanhando a Prefeita estavam os vereadores: Josean Veras, RibaMaia, Jocimar Pereira e Marcos da Conceição.
 
06
Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário