Seduc e Pnud encerram cooperação técnica com sucesso

 
Com a realização de um balanço das ações desenvolvidas e apresentação de resultados que irão se refletir na melhoria da qualidade da educação ofertada na rede estadual de ensino do Maranhão, foi encerrado, nesta quarta-feira (26), o projeto de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
 
Estiveram presentes à solenidade o secretário de Educação, Pedro Fernandes; os consultores do Pnud, Francisco Xavier e Liliane Machiorato; além de técnicos, supervisores e demais lideranças da Seduc.

 
Os consultores realizaram um balanço das atividades desenvolvidas na segunda etapa do acordo de cooperação técnica, destacando o trabalho realizado no sentido de estabelecer padrões mínimos de gestão, infraestrutura e ensino, com foco na oferta do ensino de qualidade aos alunos da rede.
 
Segundo a coordenadora técnica do Pnud, Liliane Machiorato, os resultados do trabalho desenvolvido no estado foram positivos. "Saímos daqui satisfeitos. Os resultados do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Seduc superaram nossas expectativas, e temos a certeza que foi dado início à transformação, que irá gerar a mudança dos índices educacionais do estado", disse.
 
Para o consultor Francisco Xavier, os efeitos das ações desenvolvidas em parceria com a secretaria já podem ser observadas. "Há uma clara mudança, sobretudo, na motivação do corpo técnico da Seduc. Os setores que passaram pelo gerenciamento de processos já atuam em busca da excelência na realização de suas ações, deslocando todo o seu esforço em prol da entrega de uma educação de qualidade aos estudantes", afirmou. 
Mais ensino
A conclusão dessa etapa deixa como legado à secretaria as Diretrizes Curriculares Estaduais; o estabelecimento de um grupo de trabalho em gerenciamento de processos e a definição de padrões mínimos de qualidade às escolas, seguindo padrões estruturais de salas, banheiros e laboratórios de todas as escolas da rede, ações que conjuntamente compõem o Programa Mais Ensino.
 
Ao encerrar o encontro, o secretário Pedro Fernandes agradeceu a equipe do Pnud, ressaltando o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Seduc envolvidos na ação. "Agradeço o trabalho valoroso da equipe do Pnud pela educação do Maranhão. Vamos lutar para que o legado dessa parceria continue. Ficou claro que ainda há muito a realizar, mas estamos no caminho certo rumo a melhoria dos nossos índices educacionais", observou.
 
O secretário de Educação destacou, ainda, um dos avanços alcançados pela Seduc. "O grande legado da parceria com o Pnud foi o estabelecimento e o início do trabalho das Diretrizes Curriculares, documento estratégico na definição dos projetos pedagógicos das escolas e dos planos de atividades docentes, que representam os padrões mínimos para a oferta de uma educação de qualidade a toda nossa rede", pontuou.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário