Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado. Com esse slogan a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com outros órgãos, comemora o Dia Mundial da Atividade Física, no próximo domingo (6), e no dia 7 de abril será o Dia Mundial da Saúde, quando serão desenvolvidas algumas atividades como forma de comemorar as datas.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Marto Carneiro, disse que o objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de promover a saúde e prevenir as doenças crônicas, por meio de hábitos saudáveis. “O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis”, justifica.
Dentre as atividades realizadas estão a distribuição de panfletos educativos, voltados para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à práticas de atividades físicas. Esta atividade será desenvolvida, no domingo (6), no retorno do São Francisco, no horário das 8 as 10 horas.
Neste dia será desenvolvida outra atividade na Avenida Litorânea, com uma ação educativa na faixa de pedestre próximo à praça do pescador. Na segunda feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde e a SES, Semus e o Sesc realizam uma programação especial, na Praça Deodoro, para celebrar a data.
No local, serão montadas oito tendas, onde serão feitas orientações sobre prevenção de doenças, como: diabetes, hipertensão arterial, colesterol, câncer de pele, tuberculose, hanseníase e serão feitos aferição de pressão arterial, teste de glicemia e de HIV, orientações e cuidados com a epiderme facial, entre outros serviços.
O encerramento da programação será feito às 16 horas, com uma passeata na Rua Grande até a Praça João Lisboa, acompanhada pela Banda da Guarda Municipal de São Luís.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon