SES e Policia Civil promovem ação de assistência social com pessoas que vivem nas ruas

 
Foto: Arquivo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Superintendência de Policia Civil da Capital realizaram ação de assistência social com pessoas em situação de rua/usuários de drogas, nesta quinta-feira (10), em pontos da área do Centro da Cidade de São Luis. É a primeira ação integrada entre agentes da Policia Civil e profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e a 14ª desde que foram iniciados os trabalhos.
 
A ação teve início por volta de 7h, no Centro Histórico, percorrendo, depois, diversos pontos da área do Centro da Cidade.  A intenção foi realizar um trabalho educativo e convidar os dependentes químicos, usuários de crack e outras drogas a aderirem, de forma espontânea, ao tratamento no CAPS-AD.  Desta vez 29 pessoas aceitaram. Eles estavam em ruas da Praia Grande, transversais próximas a Fonte das Pedras, no bairro do Desterro, por trás do Convento das Mercês e na Areinha.
 
Os agentes entraram em casarões abandonados e até em um antigo colégio que está desativado no bairro da Areinha. "Prédios e casarões abandonados tem nos causado preocupação”, advertiu o delegado Joviano Furtado, que comanda as operações e é responsável pela Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública.
 
Tratamento
O diretor do CAPS-AD, Marcelo Soares, explicou que o procedimento inicial destinado aos 25 homens e quatro mulheres, todos conduzidos a unidade nesta ação, é resultado de um ‘protocolo de saúde’ padrão que vai desde o acolhimento e triagem clínica até a adesão ao tratamento. 
 
"Depois de banho e higiene corporal, seguimos com exames clínicos, avaliação psicológica, aconselhamento e adesão ao tratamento, inclusive com envio para internação em leitos de retaguarda para internação clínica de desintoxicação, quando preciso, como foi o caso de três destes novos usuários que deram entrada aqui hoje", explicou Marcelo Soares.
 
De Janeiro a 20 março deram entrada no CAPS-AD 295 novos casos de usuários de drogas sendo que 56 estavam na Liberdade, 36 no João Paulo, 20 na Cidade Operária e 49 no Barreto. Do total de atendimentos 90% foram de usuários de Crack, 9% usuários de álcool, 1%usuário de maconha.
 
Em comparação com o ano passado já se percebe um aumento na busca para tratamento de 15% no que se refere a esse mesmo período.  Até agora já foram encaminhados 65 pacientes para internação em enfermaria de Álcool e outras Drogas, 18 encaminhados para Fazenda de Esperança de Coroatá.
 
Nesta sexta-feira (11), às 10h, será realizado atendimento a usuários de droga do centro histórico, com a participação da polícia civil da capital, sendo esta a décima terceira operação com a retirada definitiva de 61 usuários das ruas São Luis. Outras operações serão realizadas, também, nos bairros Barreto, Cidade Operária, Cidade Olímpica, João Paulo, Centro Histórico, Reviver, Forquilha e Cohama.
 
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário