Escola Técnica do SUS forma novos técnicos



         Quarenta e quatro trabalhadores maranhenses das redes estadual e municipal de saúde concluíram o curso técnico em Hemoterapia, ministrado pela Escola Técnica do SUS “Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva”. A solenidade de formatura ocorreu na noite desta sexta-feira (25), no Espaço Calhau Eventos e Negócios, e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), e familiares dos formandos.


                Os 44 alunos são técnicos de análises clínicas e de enfermagem que trabalham nos bancos de sangue de hospitais. Eles foram indicados pelas unidades de origem e formaram as duas primeiras turmas do Curso de Hemoterapia – que tem o objetivo de melhorar os fluxos, capacitando as equipes que lidam com o ciclo do sangue, desde a captação até a transfusão.

 

         O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, disse que os novos técnicos têm uma responsabilidade muito grande, uma vez que lidam com a área mais nobre e vital para a sobrevivência do homem, que é o sangue. “Com toda a evolução da ciência médica, ainda não conseguimos produzir sangue e temos que transfusionar. Vocês, agora, estão qualificados para trabalhar em hospitais, agências transfusionais e hemonúcleos com total segurança”, completou. O Hemomar foi representado pelo técnico Hagamenon Carvalho.
   
A diretora da ETSUS, Dayana Dourado de Oliveira Costa, disse que a capacitação foi realizada com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), em parceira com o Hemomar. “O nosso sentimento é de dever cumprido porque temos a certeza que ajudamos vocês a concretizarem seus sonhos. Com a ajuda de grandes parceiros, como a Secretaria de Estado da Saúde, foi possível chegarmos a este momento de grande conquista para todos que trabalham na rede de sangue do Maranhão”. 

A carga horária foi de 1.620 horas. A técnica de laboratório, Maria Roberta Mendes Bittencourt trabalha no banco de sangue da Unidade Mista do São Bernardo. “Sempre trabalhei nesta área e não conhecia todo o processo pelo qual passa o sangue até chegar à transfusão. Este curso foi muito importante porque ajudou a adquirir conhecimentos e implantar nas nossas unidades de origem”, enfatizou.

Valdirene Cristina Matos de Souza é técnica de laboratório e trabalha no banco de sangue do Hospital Materno Infantil. Ela disse que a indicação para este curso foi um presente que recebeu do hospital e que será retribuído com crescimento profissional e maior responsabilidade. “Aprofundamos nosso conhecimento na teoria e agora vamos fazer a parte prática com muito mais segurança para nós e para os pacientes”, completou.

Maria de Jesus Castro é técnica em laboratório e trabalhava na distribuição de sangue no Hemomar. “Tive a oportunidade de conhecer todos os processos e agregar conhecimentos. Estou capacitada para trabalhar desde a área de triagem do paciente até a transfusão de sangue”, assegurou.   

A formação, realizada no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), acontece em parceria com o Hemocentro do estado e atenderá a 36 profissionais do interior de Roraima que atuam no SUS. Com carga horária de 1.500 horas, o curso terá duração aproximada de três anos. Na avaliação da diretora-geral da escola, Tânia Soares de Souza, a formação se faz necessária frente à urgência de prestação de serviços baseados nos princípios e diretrizes do SUS.

Na formatura, estiveram presentes o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, José Antônio Nascimento Filho, o secretário estadual de saúde, Alexandre Salomão de Oliveira, além de secretários municipais, docentes, alunos e profissionais da ETSUS-RR. Coube à farmacêutica e bioquímica, Gabrielle Cruz Duarte, falar sobre a história da Hemoterapia e as etapas que compreendem a área. A palestra foi finalizada com a apresentação do Hemocentro de Roraima, inaugurado em setembro de 1992, destacando a importância da instituição quanto à ação de salvar vidas através da doação de sangue. Os alunos das duas primeiras turmas do curso técnico deram as boas vindas aos calouros por meio da exposição de cartazes e vídeo.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário