Longe do tempo da lamparina, Metade da Zona Rural de Coroatá com iluminação pública já recebeu manutenção



Por Carlos Filho/PMC – Com o programa Luz para Todos, que almeja apagar do mapa aquele arcaico costume de ascender a famosa lamparina, e com a profícua Administração Municipal, Coroatá vive outros tempos – o tempo da modernização de todo o Parque de Iluminação Pública – e o exemplo está também no povoado Macaúba, alvo nesta semana do trabalho de manutenção da rede existente.

equipe-depto-iluminação-01

No último dia 03, uma equipe do Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, chegou cedo ao povoado, a 33 Km da Sede de Coroatá. O serviço de manutenção foi uma verdadeira maratona. Os técnicos circularam todas as ruas da comunidade.

eletricista-conserto-luminária-02

INTEMPÉRIES – Segundo o chefe do Departamento de Iluminação Jardel Cruz, os equipamentos são passíveis de defeitos e problemas, somados aos casos de mal contato e curtos circuitos, muitos devidos à ação do tempo como ventos, chuva e interferência com a arborização das vias.

Além de tudo, cresce as ocorrências de vandalismo. “Temos de dobrar a atenção contra os vândalos. Eles nos causam muitos prejuízos”, alertou Jardel.

BALANÇO – Os serviços já atingiram perto de 50% dos povoados que possuem iluminação pública.
A intervenção no sistema de iluminação pública, programada para ocorrer em cerca de 200 povoados, consiste na verificação dos pontos de luz e das caixas de comado. Pequenos dispositivos são trocados. Lâmpadas eletrônicas [material inapropriado deixado pela gestão anterior] são substituídas por luminária de vapor de sódio, de alta pressão e durabilidade.

lâmpada trocada lâmpada-02

Em uma segunda etapa, a Prefeitura promete, para o próximo ano, iniciar a expansão do Parque de Iluminação. Ao todo, o Município possui 433 povoados.

Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário