Novo centro cirúrgico do Hospital Carlos Macieira já atendeu cem pacientes


Cem cirurgias eletivas e de urgências foram realizadas no Hospital Estadual de Alta Complexidade do Maranhão “Dr. Carlos Macieira”, nesta primeira semana de funcionamento do novo centro cirúrgico. Nesta terça-feira (22) foram realizados 28 procedimentos cirúrgicos em pacientes que aguardavam na fila de espera do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral) e pacientes graves que estavam em outras unidades estaduais de saúde.

O diretor do Hospital Geral e chefe do serviço de cirurgia do HCM, Luis Alfredo Netto Guterres, disse que estão sendo realizadas mais de 20 cirurgias diariamente. "Estamos chamando as pessoas que estavam com os exames atualizados e aguardavam pela cirurgia em casa e os pacientes de urgência que estão em unidades estaduais", explicou. O centro cirúrgico tem nove salas, onde são realizadas as cirurgias gerais, plásticas, bariátricas, proctológicas, urológicas, neurocirurgias (cabeça e pescoço) e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.


O aposentado Manoel Aguiar da Cruz, 66 anos, residente na Divineia, em São Luís, foi submetido à cirurgia de hérnia inguinal na manhã desta terça-feira (22). "Estava há cinco meses aguardando em casa pela cirurgia e, graças a Deus, fui chamado", disse. O autônomo Antonio Pedro Silva, 50 anos, veio do município de Pinheiro para fazer a cirurgia de hérnia. "Terminei de fazer os exames no início deste ano e estava aguardando ser chamado", disse.

O pedreiro Mozaniel da Conceição Azevedo Martins, 47 anos, morador do Parque Vitória foi submetido ao procedimento para retirada de hemorróida. "Fiz a consulta e os exames no Hospital Geral e aguardava há mais de um ano pela cirurgia. Quero fazer logo, antes que este problema dificulte as minhas atividades do dia-a-dia", comentou.

Antonia Ribamar Alves Rocha, 34 anos, moradora da Divineia, foi submetida à histerectomia supracervical (cirurgia para remoção do útero, deixando intacto o colo uterino). Ela disse que, como conseqüência da doença, sente dores nas pernas. "Trabalho no salão de beleza e fico muito tempo em pé. Fiz todos os exames e o médico recomendou a cirurgia porque os nódulos estão grandes", justificou.  
Oncologia
Com o funcionamento do novo centro cirúrgico todas as cirurgias realizadas no Hospital Geral, à exceção das oncológicas, estão sendo transferidas para o HCM, possibilitando a implantação do Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho. Com essa mudança, o número de leitos destinados a pacientes com câncer aumentará de 12 para 106 leitos.

Além do centro cirúrgico, o Governo do Estado entregou no HCM um centro de hemodiálise com 30 máquinas para atender pacientes internados e ambulatoriais; uma unidade crítica cardio-AVC, com 18 leitos, com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC);  uma UTI com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de um acompanhante; serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico (laboratório de análises clínicas e tomografia).

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário