Saiba quais são as atribuições dos governadores

Os brasileiros vão às urnas este ano escolher, entre outros cargos, o de governador. A República do Brasil é dividida politicamente em três níveis de governo. O federal, chefiado pelo Presidente da República, o estadual, administrado pelo governador, e o municipal, governado pelo prefeito. Cada nível têm responsabilidades próprias nas mais diversas áreas, seja saúde, transportes ou educação.

O governador é o responsável por chefiar a administração estadual ou distrital. Cabe a ele aprovar e vetar os projetos de lei da Assembleia Legislativa. É dele também a responsabilidade pelas contas estaduais e a obrigação de enviar os orçamentos do governo para a aprovação da Assembleia. Ele deve defender ainda os interesses do Estado junto ao governo federal, tentando arrecadar recursos e projetos.

A segurança pública é, principalmente, uma responsabilidade do governo estadual ou distrital. As polícias civil, militar e Corpo de Bombeiros estão subordinadas ao governador, que pode nomear ou demitir o comandante-geral da PM.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário