Ibope e as eleições no Maranhão do pretérito e presente


Desde que o Ibope veio ao Maranhão e apontou a realidade da disputa eleitoral – com Flávio Dino (PCdoB) à frente, com 42% das intenções de voto e Edison Lobão Filho (PMDB) 12 pontos atrás, com 30% – a oposição ligada ao comunista não cansa de atacar o instituto.

ibope_terceira2 

O objetivo é um só: fazer os aliados acreditarem que a pesquisa pode ter sido manipulada, que a tradição do Ibope é errar no Maranhão e, com isso, tentar conter a onda de pessimismo que se abateu sobre a coligação “Todos pelo Maranhão”.

Os comunistas esquecem, no entanto, que os registros não mentem.

E, no Maranhão, quando se trata de eleição estadual, o Ibope acertou em cheio na última eleição para o Governo.

Em 2010, o Ibope captou desde o início da corrida sucessória o crescimento de Flávio Dino, a queda vertiginosa de Jackson Lago (PDT) e a liderança consolidada da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Em todos os levantamentos, o instituto apontava que a peemedebista estava no limite de uma vitória no 1º turno.

Faltando três dias para a eleição, o Ibope divulgou a última de uma série de três pesquisas contratadas pela TV Mirante – exatamente como será feito este ano.

A consulta revelou os números que podem ser vistos acima: Roseana com 47%, Flávio com 23% e Jackson Lago com 18%. Ou seja, apontava vitória da governadora em 1º turno.

resultado

Com a margem de erro de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e excluídos dali os votos brancos e nulos, o resultado seria quase idêntico ao que emergiu das urnas: Roseana com 50,08%, Flávio com 29,49% e Jackson Lago com 19,54%.

Mesmo assim, há quem insista que o Ibope sempre erra…

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário