Pesquisa Ibope/TV Mirante muda os rumos da eleição Levantamento apontou diferença de 12 pontos entre o candidato do PMDB e Flávio Dino. Resultado deu ânimo à campanha de Lobão Filho.

Levantamento apontou diferença de 12 pontos entre o candidato do PMDB e Flávio Dino. Resultado deu ânimo à campanha de Lobão Filho e hoje é só 10 pontos.

A divulgação da pesquisa Ibope/TV Mirante, cujos números foram veiculados no início do mês pelo JMTV 2ª Edição, foi uma espécie de divisor de águas na campanha eleitoral para o Governo do Maranhão - exatamente como previram os candidatos, ao comentar, em entrevista a O Estado, a expectativa pelo resultado.

Até o levantamento do instituto nacional, o candidato da coligação "Todos pelo Maranhão", Flávio Dino, sustentava um discurso baseado na larga diferença que as empresas de pesquisa ligadas a seu grupo divulgavam e que apontavam liderança do comunista na casa dos 30 pontos percentuais à frente do candidato Lobão Filho (PMDB).

A revelação do quadro real da disputa estadual provou uma série de mudanças de estratégia, tanto na campanha oposicionista, quanto na do candidato do PMDB, Lobão Filho, da coligação "Pra Frente, Maranhão".

No início da semana, em entrevista a O Estado, Lobão Filho revelou que tinha receio "sobre o que poderia vir" na pesquisa, mas comemorou o resultado e o "ânimo" que ele levou a sua campanha. O candidato ponderou, no entanto, que a euforia da equipe deve ser contida e que o objetivo é manter o ritmo de campanha e de crescimento eleitoral.

"Confesso que estava receoso sobre o que poderia vir nessa pesquisa. Eu achava que uma diferença de 20 pontos seria boa, que daria para virar ainda. Torcia para que viesse diferença de 15. Mas 12 pontos foi uma maravilha. Todos torcíamos por um resultado parecido com esse, e isso nos motivou muito. Mas agora é hora de sentar o pé na realidade, encarar o fato de que ainda estamos atrás e que precisamos reforçar a campanha até chegar à vitória que almejamos", destacou.

Clima - Entre os oposicionistas, a pesquisa teve efeito desorientador. O próprio Flávio Dino evitou comentar os números. Para contrapor o cenário desfavorável, ele preferiu repercutir por meio de suas redes sociais pesquisa Exata/TV Guará, que o apontava com liderança folgada.

Na única menção direta ao Ibope, Dino replicou mensagem publicada em rede social pelo presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry. "Em nome da coligação Todos pelo Maranhão, manifesto veemente repúdio a essa grosseira fraude praticada pelo Ibope", declarou o comunista.

Logo depois, tentaram manipular os dados para forjar um resultado inexistente de "votos válidos". Por fim, tentaram desqualificar o Ibope.

Nos dias que se seguiram, a estratégia foi mais uma vez modificada. Após protocolar na segunda-feira, dia 8, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido de cancelamento da licitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que culminou com a contratação da Atlântica Serviços Gerais, os comunistas lançaram suspeitas sobre a Justiça Eleitoral, na tentativa de criar um clima de "fraude".

O movimento, no entanto, foi barrado apenas quatro dias depois, na quinta-feira, 11, quando o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, indeferiu o pedido do diretório estadual do PCdoB.

 

Após pesquisa, candidato reforçou a agenda em SL

Nos dias que se seguiram à pesquisa Ibope/TV Mirante, o candidato Lobão Filho reforçou a agenda com aliados em São Luís. Durante três dias, ele priorizou a gravação de programas com vereadores da capital.

Depois de garantir o apoio de 19 parlamentares e suplentes, o peemedebista participou com todos eles da oficialização das alianças em inserções de rádio e TV que estão sendo veiculadas no programa eleitoral gratuito.

Além disso, o candidato do PMDB mostrou o apoio declarado de vários prefeitos de cidades maranhenses que também gravaram para o programa eleitoral gratuito mensagem de apoio ao peemedebista. Lobão Filho conta com o apoio de 195 dos 217 prefeitos do Maranhão.

Já sobre a pesquisa, o candidato do PMDB preferiu cautela em relação ao clima de entusiasmo.

A O Estado, Lobão Filho falou sobre o "entusiasmo" pós-pesquisa e a necessidade de conter os ânimos para manter o foco no crescimento eleitoral. Ele lembrou que a agenda em São Luís atende à estratégia de garantir melhor posição no maior colégio eleitoral do estado como forma de garantir vitória no interior do estado.

"Nossas pesquisas de consumo interno apontam que o nosso grupo tem, hoje, uma situação melhor do que em 2010 nos grandes centros, mas nossa vantagem ainda não é tão grande quanto a daquele ano nos menores municípios. E é com esse olhar crítico, matemático, sobre o nosso desempenho que precisamos encarar a reta final da campanha", completou.

 

PCdoB priorizou pauta negativa para o Maranhão após pesquisa

Depois de criticar e tentar desqualificar pesquisa do Ibope, grupo comunista tentou criar fato em relação a licitação do TRE.

Depois de tentar desqualificar o Ibope - mesmo usando os números da pesquisa do instituto para forjar um resultado inexistente de "votos válidos" favorável a Flávio Dino -, os comunistas priorizaram na semana passada o agendamento de uma pauta negativa para o Maranhão como estratégia para reverter o mau momento do candidato Flávio Dino (PCdoB).

O mote foi o protocolo de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo o cancelamento da licitação para contratação de empresa que realize o transporte e armazenamento das urnas eletrônicas, troca de máquinas com defeito, carregamento de softwares e transmissão dos resultados para o mesmo TSE.

A vencedora do certame, ocorrido em agosto, foi a Atlântica Serviços Gerais Ltda, que foi contratada por R$ 2.999.499,00.

Acionando a mídia nacional, os oposicionistas "venderam" a ideia de que a licitação poderia ter sido fraudada para que a empresa do empresário Luiz Carlos Cantanhede fosse contratada. O assunto foi tema de reportagens e editoriais em vários veículos de circulação nacional.

Na representação ao TSE, o PCdoB citou apenas relações de amizade entre o empresário e a família do candidato Edison Lobão Filho (PMDB) como uma das justificativas para o pedido de cancelamento. Na mídia, chegaram a citar sociedade entre os dois e aventar a possibilidade de conluio para fraudar a eleição no Maranhão.

Sem dados que comprovassem as relações, os comunistas viram o pedido ser indeferido, em decisão monocrática, pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

"Essa suposta relação de amizade não é suficiente para que se possa declarar a suspeição de tal empresa para a prestação dos serviços objeto do certame de que saiu vencedora, pois esses serviços serão prestados sob a supervisão dos servidores da Justiça Eleitoral local", despachou.

Mais

A Atlântica Serviços Gerais Ltda, empresa vencedora da licitação para cuidar das urnas eletrônicas no dia da eleição do Maranhão, venceu processos licitatórios com o mesmo fim realizados pelos TREs do Amazonas e de Mato Grosso. No Piauí, a empresa ficou em segundo lugar.

Fonte: O Estado do Maranhão

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário