Prefeitura trabalha na 2ª etapa da vacina contra o HPV


Desde o início do mês de setembro que a secretaria de saúde do município através do setor de imunização iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) em meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Inicialmente assintomática, a infecção pode evoluir para lesões de pele e mucosas e, em alguns casos, também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratadas corretamente, podem evoluir para quadro de câncer genital.
No município de Coroatá estima-se que 80% das adolescentes foram imunizadas.

A primeira etapa da vacinação ocorreu em março e além de receber as adolescentes nos postos de saúde, a secretaria de saúde desenvolveu um trabalho também nas escolas, onde um grande número de garotas receberam a primeira dose da vacina.

A segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até a aplicação da dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

“É preciso tomar todas as doses, pois só assim a proteção contra o vírus terá eficácia”, disse o coordenador de endemias Rogério Lima.

A vacina está disponível, durante todo o ano, nas  salas de vacinação das Unidades de Saúde. E neste segundo momento, disponível também para aquelas meninas que ainda não tomaram a primeira dose.

Para receber a dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde.

Neste ano, serão vacinadas as adolescentes do primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

A vacina HPV passou a fazer parte do calendário de vacinação da criança e adolescente, portanto, mães, pais ou responsáveis procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Proteja a saúde da sua filha.

Prefeitura Municipal, Coroatá de todos nós.

Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário