Convocação Seleção Braseileira: Dunga poupa jogadores do futebol brasileiro, e lista tem várias novidades Por conta do Brasileirão e da Copa do Brasil, comissão técnica não chama atletas que atuam no país. Lucas e Thiago Silva estão de volta, além de novos nomes


O técnico Dunga divulgou nesta quinta, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a última lista da seleção brasileira em 2014. Os goleiros Neto e Diego Alves, a volta do zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Casemiro e Roberto Firmino, e os atacantes Lucas, Luiz Adriano e Douglas Costa são as principais novidades do grupo que vai jogar os amistosos contra Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul, e a Áustria, no dia 18, em Viena.

O treinador poupou os jogadores dos clubes brasileiros que estarão envolvidos na reta final do Brasileirão e da Copa do Brasil. Dunga reconheceu que, nesse momento de decisão dos principais dos torneios nacionais, seria importante não desfalcar os clubes brasileiros.

- Temos que pensar na seleção brasileira, que representa muito o futebol brasileiro. Mas cada momento é especial. Mantivemos contato com muitos treinadores e presidentes de clubes, e somos sensíveis das responsabilidades. Chegamos ao momento oportuno de abrirmos mão de alguns jogadores brasileiros e abrirmos oportunidades para jogadores lá de fora. Era um momento oportuno, de cada um ceder - disse o treinador. 

Além da principal, o presidente da CBF e Gilmar Rinaldi também comentaram a situação da seleção sub-21. No início da semana, Alexandre Gallo chamou jogadores do Santos e do Atlético-MG, que estão envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil.

- Houve essa preocupação, nós tivemos uma reunião e convidamos o Gallo. A Seleção tem que ter os seus parâmetros e vamos começar pela principal. O Gallo já está tomando suas providências e os clubes vão ser prioridade nesse momento. Todo mundo vai dar sua cota de sacrifício e vai refazer a convocação para que os clubes não sejam prejudicados.

Marin foi além e decretou:

- Se for o caso de desconvocar jogador, o Gallo fará isso em perfeita sintonia com o Gilmar e com o Dunga.

O presidente da CBF falou ainda do calendário da CBF em relação aos jogos marcados pela Fifa. Segundo Marin, o futebol disputado no Brasil é completamente diferente do que é jogado na Europa.

- Sempre disse e vou repetir: o futebol praticado no Brasil é totalmente diferente e distinto do resto do mundo. O nosso país é um continente e a grandeza territorial faz com que a forma de disputa dos diversos campeonatos promovidos pela CBF seja distinta dos demais campeonatos que existem no mundo. Há um contato entre a CBF e os clubes visando o aperfeiçoamento dos diversos campeonato. A convocação demonstra isso.

O futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, explicou que a partida de 2015 as datas vão coincidir menos com os jogos das competições da CBF.

- Teremos cinco datas-Fifa em 2015 que cairão durante as competições. Em 2016, três datas e, em 2017, só duas. Temos que fazer um arranjo para não desequilibrar as seleções nacionais e os clubes - disse o dirigente.

Desde que retornou à seleção brasileira, Dunga já disputou quatro partidas. A equipe venceu todas e não sofreu nenhum gol: Colômbia (1 a 0), Equador (1 a 0), Argentina (2 a 0) e Japão (4 a 0). A expectativa agora é pelo duelo com os dois representantes do continente europeu. Após os amistosos de novembro, o time canarinho volta a campo apenas em março de 2015.

Info - Lista de convocados dunga (Foto: Editoria de Arte)
Fonte: G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário