O encerramento da Campanha Outubro Rosa
aconteceu hoje pela manhã no Largo da Juventude, entre as várias
atividades que foram desenvolvidas estavam exercícios físicos,
caminhadas e palavras de conscientização sobre a prevenção do câncer de
colo de útero, às 6h da manhã, mulheres de todas as idades e inclusive
homens que apoiam a causa já estavam reunidos para a festa de
encerramento da Campanha em Coroatá.
A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde
Familiar (NASF) esteve presente para ajudar a desenvolver as atividades
físicas, segundo a coordenadora do NASF Cristina Silva, o NASF está
sempre presente em manifestações desta natureza, “Nós temos dois grupos
de idosos no posto do SESP, e no posto da Maçaranduba, nossos
profissionais são quem fazem todas as atividades físicas, a
Fisioterapeuta começa com um alongamento, temos a Fonoaudiologia que
trabalha os exercícios de respiração, dinâmicas também são feitas
através da Psicóloga trabalha com dinâmicas auto reflexivas e fazemos
esses trabalho todas as semanas, só que hoje viemos de uma forma
especial aqui dar apoio a equipe que cuida da Saúde da Mulher que está
encerrando hoje essa campanha desenvolvida durante todo esse mês de
outubro” disse a coordenadora do NASF.
Depois do alongamento e dos exercícios
foram distribuídos balões cor de rosa e azul, simbolizando a Campanha
Outubro Rosa que está terminando e a Campanha Novembro Azul que inicia
nesta segunda feira, então todos que estavam presentes fizeram uma
passeata pelas principais ruas da cidade em comemoração ao sucesso da
campanha.
Na chegada as atividades foram
encerradas com um gostoso café da manhã, oferecido pela Secretaria
Municipal de Saúde, a coordenadora de Saúde da Mulher em Coroatá Hávyna
Daniele falou dos trabalhos que foram desenvolvidos durante toda a
Campanha e de que com certeza a meta foi alcançada no atendido de
mulheres esperado pela secretaria, “Nosso trabalho foi bem intensivo,
fizemos busca ativa de mulheres, nos bairros e também nos lugares de
maior intensidade de movimento na cidade, um trabalho que funcionou
muito foi o de panfletagem que foi realizado durante toda a campanha,
trabalhando um corpo a corpo com as mulheres e tendo assim a
oportunidade de esclarecer duvidas e convence-las a ir até um posto de
saúde fazer a prevenção, foram muitos exames preventivos e muitas
mamografias foram pedidas e a meta foi com certeza batida pela nossa
equipe”, disse Hávyna.
A partir de segunda feira se inicia a
Campanha Novembro Azul, segunda ainda Hávyna, a campanha consiste em se
fazer a busca ativa de homens e também tentar levar a conscientização
através da mídia local e carro de som, serão convocados homens com mais
de 50 anos para se submeterem ao exame de PSA e se necessário o exame
clinico, fazendo com que o preconceito contra o exame seja quebrado e a
prevenção venha a acontecer de forma eficaz.
Fonte: SECOM/CTA
ConversãoConversão EmoticonEmoticon