Hoje é Dia Mundial de Luta contra a Aids


Dia 1º de dezembro é o dia mundial de luta contra a aids. Uma das questões que vêm preocupando especialistas e ativistas dessa luta é o aumento da incidência do HIV entre mulheres casadas, mostrando que a infidelidade masculina é um fator importante na propagação da doença. Mas como estão as campanhas e políticas públicas para prevenir a AIDS?

Números de casos de infecção pelo HIV voltam a subir no Brasil
 Nos últimos anos, o mundo se mobilizou e conseguiu avançar no controle da Aids, doença que assombrou a década de 80. A África foi o primeiro continente a conhecer o vírus e chegou a ser apontada como região endêmica. O avanço no combate veio tarde em relação às outras regiões; mas a África conseguiu, nos últimos oito anos, reduzir em mais de 30% as novas infecções.

No Brasil, apesar dos avanços conquistados nos anos 90, os números voltaram a subir. Novos casos de infecção pelo HIV cresceram 11% entre 2005 e 2013. E o índice de mortes subiu 7%. Os dados são de um relatório divulgado pela Unaids, Programa das Nações Unidas para HIV e Aids.

Essa expansão do HIV no Brasil é forte entre homossexuais jovens, antigamente tachados de grupo de risco.

Uma das explicações para o crescimento da doença é a falsa sensação de segurança entre os jovens, que acreditam que a doença esteja controlada e pensam que o coquetel de remédios permite uma vida livre de problemas. Além disso, os jovens de agora não viram seus ídolos morrerem e, portanto, não sentiram a ameaça que pairou sobre a juventude dos anos 80.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário