Hospitais pelo interior do Maranhão começa a ser fechados no governo de Flávio Dino; Leia

 

Hospital Municipal da cidade de Davinópolis está fechado por falta de recursos.

Prefeitura de Davinópolis afirma que não tem dinheiro para manutenção. População procura atendimento em outros municípios.

Luzes apagadas, sala de espera vazia, aparelhos desligados e a porta principal trancada. Essa é a realidade do Hospital Municipal de Davinópolis, que fica a 10 quilômetros de Imperatriz. Concluído no ano passado pelo governo do Maranhão, o hospital foi entregue para a prefeitura de Davinópolis ainda em junho 2014.

O Hospital, que conta com 20 leitos, centro de parto normal, farmácia, setor de exames e raios-X. No município, de acordo com o IBGE, são 12.579 habitantes, que enfrentam grandes dificuldades para a realização de procedimentos simples de saúde. " A dificuldade aqui é muito grande", afirma Antônio Ferreira Sousa, aposentado.

O custo mensal da manutenção do hospital é em torno de R$ 200 mil. De acordo com a Secretaria de Saúde de Davinópolis, esse valor é inviável para o município. O secretário municipal Julimar Hilariano explicou, ainda, que o hospital foi fechado porque o governo do Estado não cumpriu o acordo feito com a prefeitura.

"Ainda conseguiu manter o hospital por quatro meses, mas chegamos ao ponto em que não pudemos mais manter por falta de recursos", afirmou o secretário do município. 

Durante uma inspeção nas unidades básicas de saúde de Davinópolis, o Ministério Público tomou conhecimento da situação e pediu a reativação do hospital. De acordo com a Promotoria de Saúde, a manutenção do hospital é responsabilidade do município.

"A Promotoria da Saúde solicitou ao secretário de Estado que analisasse a possibilidade de o Estado  prestar algum auxílio ao município para que haja o retorno das atividades do hospital", afirma o  promotor Newton Bello Neto.

O Ministério Público aguarda uma resposta do governo do Estado. Enquanto o impasse não é resolvido, a população de Davinópolis precisar buscar atendimento em outros municípios. O Hospital Municipal de Impertariz é o mais próximo e a grande demanda de pacientes gera a superlotação da unidade.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde disse que o caso está sendo analisado. O órgão afirmou, ainda,  que não existe parecer da secretaria de saúde do estado sobre a possibilidade de um convênio com o município de Davinópolis.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário