Andrea Murad (PMDB) discursa como candidata à presidência da AL/MA

Andrea Murad: Foto/ TV Assembleia/MA
A deputada Andrea Murad usou a tribuna para fazer a sua declaração sobre a candidatura à presidência da Assembleia Legislativa.

Leia na íntegra a declaração:
Excelentíssimo senhor presidente, deputado Rigo Teles, senhoras e senhores deputados. Cumprimento também a imprensa e todos que me assistem pela TV Assembleia. Vamos agora tomar uma decisão fundamental para a nossa atividade parlamentar e para todos os maranhenses. Vamos hoje eleger o presidente desta casa e demais membros da mesa diretora.

Em desrespeito a qualquer princípio democrático e a independência dos poderes, logo após as eleições de outubro passado, o governador eleito anunciou em Caxias o novo presidente da Assembleia. Nada contra o deputado Humberto Coutinho, mas sim a forma como o processo de sua eleição de presidente desta casa foi iniciado.

Por outro lado, essa nova legislatura contou com atuação firme dos partidos na definição dos demais integrantes da mesa, estrutura que de fato dirige a Assembleia. Assim, excetuando o presidente, votarei em todos os demais deputados integrantes da futura mesa diretora. Aproveito também para agradecer ao deputado Sousa Neto por me acompanhar nesta candidatura simbólica.

Com a renovação de metade deste plenário, uma das maiores da historia desta casa, todos nós deputados, inclusive os reeleitos, estamos diante do desafio de mostrar à sociedade que não estamos aqui para atender interesses pessoais ou de governantes. Sei que esta não é uma preocupação somente minha, mas de todos nós. Tenho certeza que não compactuaremos com velhas práticas. Não vamos abrir mão da luta por mudanças verdadeiras que a nova política exige.

Com essa certeza, lancei minha candidatura simbólica à presidência da Assembleia. A sociedade precisa ter a segurança de que esta casa não será tutelada pelos interesses governamentais. Vejo na minha candidatura simbólica uma forma de alertar a sociedade sobre como o Poder Legislativo realmente precisa trabalhar. Um poder que deve ser independente, cooperativo com os demais poderes, moderno, transparente, atuante, e que a mesa diretora atenda às necessidades de todos os parlamentares, sem distinção.

Somos 42 deputados, todos legitimamente eleitos, todos com compromissos com o povo. Sem essa autonomia, sofremos sérios riscos de sermos tratados de forma desigual pelo único fato de não apoiarmos o governo. Não compactuarei com tal postura e creio que esta assembleia também não quer viver debaixo de práticas ultrapassadas e lutará para acabar com o tratamento diferenciado dado aos deputados de base e aos de oposição, e mesmo àqueles da base do governo que são tratados como deputados de alto clero e baixo clero. Essa nova mesa diretoria que será eleita logo a seguir precisa assumir o compromisso de tratamento igualitário a todos os parlamentares. Todos nós fomos eleitos e aqui estamos para honrar cada voto.

Por lealdade aos meus princípios e pela certeza que a minha palavra é o que há de mais valioso na minha vida política, continuarei firme no compromisso assumido com cada maranhense que me confiou este mandato. Trabalharei incansavelmente contra qualquer posição que venha ferir a nossa democracia. Assim como é importante ouvir o governo, é importante a oposição ter voz em nosso meio, aceitar que ela é primordial para sair em defesa dos interesses da população, uma voz que possa dizer o que está errado e o que precisa ser feito para o bem do nosso estado. Essa voz não pode ser silenciada, ela precisa estar presente aqui, neste poder que tem obrigações primeiramente com a sociedade.

As mudanças precisam acontecer e não podem mais ficar só nos discursos. Vou lutar por um parlamento mais justo onde o futuro presidente trate os deputados de forma igualitária e a casa exerça seu papel de fiscalizar, legislar, propor soluções e discussões que ajudem a vida do povo maranhense. Acredito em uma Assembleia que tenha o povo como meta, onde todos os seus recursos e meios devam ser exclusivamente destinados para os deputados, sem distinção entre eles. É com esta atuação que vamos consolidar nosso espaço político, através da exposição pública daquilo que pensamos, da presença parlamentar junto às forças sociais e econômicas do Estado, da nossa relação verdadeira com a imprensa e mantendo a coerência.

É nesta corrente que iniciarei o meu mandato e da mesma forma espero que a presidência da casa atue, com transparência, fornecendo informações que solicitarmos e garantindo as condições necessárias para que todos aqui possam construir um grande mandato. Finalizo minha declaração citando Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos e autor da declaração de independência daquele país. Ele, sabiamente, disse: 

"Quando as pessoas temem o governo isso é tirania, quando o governo teme as pessoas isso é liberdade", concluiu a deputada estadual Andrea Murad(PMDB). Fonte: 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário