Equipe de Agentes de Saúde visita casas no Bairro dos Americanos


Na manhã de hoje uma equipe do SESP de Agentes Comunitários de Saúde comandada pela enfermeira Márcia Raquel Carvalho esteve visitando algumas ruas do bairro dos Americanos, em todo país está acontecendo a Semana Nacional contra a Tuberculose, com o desencadeamento da campanha, Coroatá não ficou atrás, a equipe entrou em ação e está fazendo uma busca ativa no bairro de rua por rua, casas são visitadas e uma conversa é empreendida, perguntas rotineiras são feitas para causar uma triagem e descobrir casos suspeitos, com a suspeita o material para exame é recolhido e levado ao laboratório para confirmação.

Tosses constantes há mais de três semanas, a tosse produtiva que produz resíduos (catarro), febre no final da tarde e suores noturnos são alguns dos sintomas apresentados. Tendo o exame (baciloscopia) confirmado à doença o paciente é encaminhado para fazer um segundo exame por garantia, com a confirmação do segundo exame o paciente é levado ao posto de saúde mais próximo de sua casa para receber uma consulta e iniciar o tratamento.

Além do paciente os outros moradores da residência onde foi identificado o caso devem também fazer o exame, para garantir que ninguém foi contaminado e não deixar com que a doença se espalhe. O tratamento ao todo deverá durar seis meses e depois duas semanas o paciente em tratamento já não fará a transmissão do bacilo para outras pessoas.

Mesmo com final da campanha o trabalho de busca vai continuar durante o mês de abril para garantir que Coroatá vai ficar livre de qualquer tipo de surto da doença. Mais informação:  Acesse Aqui.
Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário