Um assaltante de apenas 15 anos de idade foi morto no início da tarde desta quarta-feira (15), enquanto assaltava uma van, em companhia de outro de menor, na Avenida dos Africanos em São Luís.
Vinicius Sousa Salgado era morador do bairro da Estiva. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo deflagrados por um passageiro que estava dentro do veículo e que não teve o nome revelado. O comparsa dele foi preso por uma guarnição da Polícia Militar que estava nas proximidades e encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).
O incidente ocorreu logo hoje, 15 de abril, dia alusivo ao “Desarmamento Infantil”. A data não remete à ideia de tirar das crianças armas de fogo, mas recolher as de brinquedos, já que existem vários estudos na Europa que comprovam que menores que possuem armas de brinquedos tendem comprar uma arma de verdade quando adultos. Isso é fato.
Aliando a esse comportamento a estrutura familiar, condições sócio-econômicas e o envolvimento com drogas, é que milhares de adolescentes entram para a criminalidade desde muito cedo. Armados, eles não temem nada e nem a ninguém, principalmente às leis que ainda os favorecem.
Exatamente por isso as discussões sobre a redução da maioridade penal no Brasil, geram incompatibilidades de opiniões. Muitos vêem com bons olhos a PEC que, se aprovada, penalizará criminalmente jovens a partir de 16 anos, mas muitos ainda repudiam.
O certo é que enquanto o projeto de lei não for aprovado, muitos menores continuam assaltando, matando e cometendo outros tantos crimes destruindo a própria vida.
Hoje, um adolescente de 15 anos foi alvo do próprio ‘gatilho’ e acabou morto. O comparsa dele foi preso e levado à DAI, mas logo estará de volta às ruas, e deverá cometer outros assaltos como já o vinha fazendo.
Fonte: blog do Minarde
ConversãoConversão EmoticonEmoticon