CAPS realiza caminhada em prol da Luta Antimanicomial


O CAPS de Coroatá realizou ações em prol do Movimento da Luta Antimanicomial, panfletagem nos sinais e caminhada pelas ruas da cidade foram realizadas ontem, o grande motivo é que justamente no dia 18 de Maio é o dia em que se luta contra as grandes internações, O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Toda equipe do CAPS inclusive a Secretaria Municipal de Saúde Aritana Moura, estavam presentes na caminhada pela Luta Antimanicomial, Segundo Iana Cardoso, coordenadora da Saúde Mental, é importante trazer liberdade garantindo o direito de ir e vir às pessoas que sofrem de transtornos mentais severos. Na parte da manhã a equipe do CAPS esteve nos principais sinais da cidade entregando panfletos para quem parava, o trabalho visou a conscientização, na parte da tarde uma grande caminhada que tomou conta das ruas da cidade saiu da porta do próprio CAPS e andou pelas principais ruas da cidade, além da caminhada uma dramatização também foi apresentada no Largo da Juventude despertando a atenção da população.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS é um atendimento público em Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade. Trazendo uma proposta de reabilitar psicossocialmente aquela parcela da população que sofre em decorrência de transtorno mental ou do uso de álcool e outras drogas. Conta com uma equipe técnica composta por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro e artesão. O acesso ao serviço ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento dos serviços da Rede de Saúde. Mais informação Acesse Aqui.
Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário