Marcada para o dia dezenove de maio a votação do Projeto que institui o financiamento público exclusivo de campanhas.
O Projeto é de autoria de ex-senador José Sarney.
(Repórter) A proposta de financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais será colocada em votação no dia 19 de maio. De autoria do ex-senador José Sarney, o texto foi selecionado pelos líderes partidários para compor o conjunto de matérias da reforma política. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, afirmou que a discussão do projeto atende a uma demanda da sociedade.
(Renan Calheiros) “Há uma exigência muito grande da sociedade e é fundamental que o Senado delibere sobre isso. Nós já votamos a coligação proporcional, vamos votar no dia 19 o financiamento das campanhas, há uma exigência da sociedade com relação a isso, e vamos em seguida pautar outros temas da reforma política.”
(Repórter) Já o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, criticou que o Senado delibere sobre temas da reforma política enquanto a Câmara dos Deputados tem uma comissão especial destinada exclusivamente ao tema. Para ele, o ideal seria esperar que os projetos da Câmara chegassem ao Senado.
(Cássio Cunha Lima) “Não seria produtivo o Senado apresentar propostas quando a Câmara tem uma comissão específica. É como se você tivesse cavando duas bocas de um túnel que não se encontram na metade do caminho. Então vamos aguardar que a Câmara possa enviar para o Senado, que é a Casa revisora, a sua proposta para que, estabelecidos os prazos mínimos para análise, nós possamos ter como matéria base da reforma política eleitoral o que virá da Câmara dos Deputados.”
(Repórter) A comissão da Câmara foi instalada em fevereiro e terá um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar propostas de reforma política.
(PLS) 268/2011,
Fonte: Marcella Cunha.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon