Secretaria da Mulher e Secretaria da Saúde empreende ação no Dia da Luta pela Saúde da Mulher


Amanhã durante toda manhã a Secretaria da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde estarão promovendo uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

Durante toda manhã serão ministradas palestras e seminários que irão abordar tanto a saúde física como a saúde mental das mulheres. Nos últimos meses as duas secretarias tem feito muitas parcerias e com isso tem conseguido atingir muitas mulheres com os benefícios trazidos pelo poder municipal, a exemplo disso está o Cine Mulher que tem visitado bairros e povoados do município e levado informações sobre cuidados e direitos das mulheres.

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado em 28 de maio, data que marca a busca pela conscientização de diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida de cada uma delas. O número de mulheres no Brasil é o maior das últimas quatro décadas, segundo o IBGE: elas representam 51,2% da população brasileira. E, com o aumento da expectativa de vida, torna-se ainda mais importante prestar atenção nas diferentes fases da vida.

Na ocasião também será comemorado o Dia Nacional da Redução da Morte Materna, que aconteceu no dia 28 de maio mas será lembrado amanhã, o Dia 28 de maio é um dia especialmente importante para as mulheres. A data marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Esta mobilização teve início no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no dia 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.

Já em 1988, aconteceu a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. Após essas manifestações, o governo brasileiro, através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, instituiu o dia 28 de maio como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Se você é mulher coroataense não esqueça de ir amanhã até CEM e participar desta ação feita pensada somente em você, começa as 8h e vai até ao meio dia. Na oportunidade a Secretaria de Saúde estará atualizando a carteira de vacinação de mulheres gestantes.

Prefeitura Municipal, Coroatá de todos nós.
Fonte: SECOM/CTA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário