Onda de violência atrasa distribuição de urnas eleitorais em São Luís

Imagem: Reprodução vídeo JN/TV Globo

Tropas federais reforçam segurança em 52 cidades do Maranhão. Já foram incendiados 16 ônibus; duas escolas também foram atacadas.

O Ministério da Defesa vai mandar tropas federais para 52 cidades do Maranhão a pedido do governo do estado. Uma onda de ataques criminosos atrasou a distribuição das urnas eleitorais em São Luís.

De terça-feira (27) até a tarde desta sexta-feira (30), 16 ônibus foram queimados no Maranhão. Em São Luís, os bandidos também atacaram um caminhão de lixo e um carro da companhia energética. Uma agência bancária foi atingida por vários tiros.

Os criminosos ainda tocaram fogo em duas escolas que seriam locais de votação no domingo (2). As seções tiveram de ser transferidas de lugar. Não sobrou quase nada das salas de aula.

Por causa dessa sequência de ataques, a Justiça Eleitoral decidiu adiar a distribuição das urnas eletrônicas, que seria feita nesta sexta, nos 259 locais de votação de São Luís. A distribuição das urnas vai ser feita somente no sábado (1º), com escolta policial.

Os caminhões dos Correios já estavam até carregados com os equipamentos, mas não foram liberados.

Segundo a polícia, a ordem para os ataques partiu de grupos criminosos que atuam dentro e fora das penitenciárias do estado. Eles estariam reivindicando melhorias no sistema carcerário.

Sessenta e três pessoas foram identificadas como suspeitas de participação nos atentados, 12 foram presas, 16 adolescentes foram apreendidos e 35 já estavam na penitenciária de Pedrinhas.

Os policiais fizeram uma vistoria nesta sexta nas celas à procura de armas e celulares.

“Nós vamos para as ruas fazer as escoltas dos ônibus, dar apoio às unidades onde vão funcionar as seções eleitorais e impedir essas ações criminosas“, diz o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela.

Várias escolas e universidades particulares e públicas suspenderam as aulas. Na noite desta sexta, um carro de uma companhia telefônica também foi incendiado.








Fonte: JN/TV Globo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário