Ensino Religioso na BNCC (Parte 2)

Arte do blog "Coroatá Acontece"
Por - Professor Nelsynho Rodrigues(Bacharel em Teologia-INTA)

Conheça a Área de Ensino Religioso da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC determina os pilares da educação básica brasileira. Ela possui 10 competências que precisam ser trabalhadas. E ainda, a BNCC tem cinco áreas de conhecimento, entre elas, a Área de Ensino Religioso.

 CONHEÇA AS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC
Área de Conhecimento BNCC – Ensino Religioso

O Ensino Religioso será organizado, como propõe a BNCC, por Competências e Habilidades a serem desenvolvidas; e por Objetos de Conhecimento que apontem para a necessidade de uma interação entre o aluno e professor e demonstrem conhecimento histórico-cultural significativo. A BNCC afirma que o Ensino Religioso, assim como os demais componentes do currículo escolar, é “um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz” (p. 437). Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ensino Religioso – e, por consequência, o componente curricular de Ensino Religioso – devem garantir aos alunos o desenvolvimento de seis competências específicas:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL  

1 - Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.  

2 - Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.  

3 - Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.  

4 - Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.  

5 - Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.  

6 - Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

HABILIDADES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR

 Ensino Religioso – 6º Ano 

1 - Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos. 

2 - Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). 

3 - Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver. 

4 - Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.

5 - Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas. 

6 - Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos. 

7 - Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. 

Ensino Religioso – 7º Ano 

1 - Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas. Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos). 

2 - Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas. 

3 - Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade. 

4 - Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões. Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais. 

5 - Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos. 

6 - Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam. 

Ensino Religioso – 8º Ano 

1 - Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. 

2 - Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos. 

3 - Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. Crenças, filosofias de vida e esfera pública 

4 - Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia). 

5 - Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública. 

6 - Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. 

7 - Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas. 

Ensino Religioso – 9º Ano 

1 - Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida. 

2 - Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias. 

3 - Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes. 

4 - Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres. 

5 - Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição). 

6 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana. 

7 - Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida. 

8 - Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos. 

Neste artigo você compreendeu quais são os requisitos que a BNCC impõe para ensino-aprendizado do Componente currícular de Ensino Religioso aos alunos do Ensino Fundamental Maior. De todas as informações aqui citadas, o professor deve se atentar que todas as religiões devem ser exploradas de maneira imparcial, para que ao final, o aluno seja capaz e liberdade de escolha e, ainda, respeite a opção do próximo. 
  

PLANOS DE ENSINO RELIGIOSO 1º BIMESTRE DE 2020

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO RELIGIOSO DO 6º ANO 2020

1º BIMESTRE:


PLANO BIMESTRAL DE ENSINO RELIGIOSO DO 7º ANO 2020

1º BIMESTRE:

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO RELIGIOSO DO 8º ANO

1º BIMESTRE:


PLANO BIMESTRAL DE ENSINO RELIGIOSO DO 9º ANO

1º BIMESTRE:
.

Proxima
Esta é a mais nova página atual
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário