Profissionais da UPA Itaqui-Bacanga são capacitados para atender vítimas de animais peçonhentos

 
 
Médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga estão participando de capacitação para atendimento às vítimas de animais peçonhentos. O treinamento, que se encerra nesta quinta-feira (24), é uma parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado e tem como finalidade orientar os funcionários para o uso dos soros específicos em casos de acidentes com escorpiões, cobras e aranhas. 
 
A diretora da UPA, Ana Eugênia Araújo Furtado explicou que a capacitação faz parte do processo de educação continuada da unidade de saúde. "A incidência de pacientes vítimas de animais peçonhentos tem aumentado na unidade e estamos sempre buscando capacitar nossos funcionários na busca de soluções para as situações novas que chegam", disse ela. A UPA já implantou atendimento antitetânico e anti-rábico.
 
A capacitação é ministrada pelo biológico e veterinário Daniel Soares Saraiva. Ele adiantou que, além do primeiro atendimento, os funcionários serão orientados sobre prevenção de acidentes. "Queremos que eles levem aos pacientes medidas de prevenção de acidentes com animais peçonhentos, muito comuns nesta região da cidade", explicou.
 
Usar botas de cano alto e luvas para atividades rurais, manter limpos os terrenos e evitar acúmulo de lixo próximo às casas são algumas das medidas e prevenção. "O desmatamento é um fator determinante para a grande incidência desses casos, mas é preciso que tomemos medidas de prevenção destes acidentes", alerta Daniel Saraiva.
 
 

Fonte: SECOM/MA



 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário