Seduc promove encontro para discutir logística de aplicação do SAEB 2013

 
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) promoveu, nesta quarta-feira (23), o encontro de preparação da logística de aplicação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2013). O evento foi realizado no Cine Teatro Viriato Correia, localizado no Ifma, campus Monte Castelo.
 
O evento teve como público alvo secretários municipais e representantes de Educação dos 217 municípios maranhenses, tendo o propósito de assegurar a qualidade na avaliação de 325.356 estudantes do Maranhão, que irão realizar avaliações no período de 11 a 18 de novembro.
 
Estiveram presentes à abertura do evento o secretário da Educação, Pedro Fernandes; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José de Ribamar Bastos Ramos; a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires e a superintendente de Educação Básica da Seduc, Lucinete Vilanova.
 
O secretário Pedro Fernandes destacou a importância da realização das avaliações do Saeb no sentido de fornecer dados sobre a realidade educacional do estado e do país. "A aplicação destas avaliações de maneira correta é de extrema importância, pois seus resultados fornecem as bases para o planejamento e verificação das ações realizadas na educação, com foco na melhoria do aprendizado, uma das grandes metas da Seduc", afirmou.
 
No mesmo sentido, a superintendente de educação básica, Lucinete Vilanova destacou que o resultado das avaliações permite uma visão ampla da efetividade dos programas e projetos desenvolvidos. "Por serem avaliações com uma periodicidade maior, as avaliações de larga escala tornam possível a visualização das mudanças e melhorias em longo prazo na educação".
 
O presidente do Conselho Estadual de Educação, José de Ribamar Bastos Ramos lembrou aos presentes a atuação do CEE na promoção de educação no estado, enfatizando que o órgão está à disposição para a construção, realização e promoção dos conselhos municipais de educação. "É um momento histórico de luta por uma melhor educação, que nos faça jus ao título de Atenas Brasileira".
 
No período da tarde, a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires ministrou palestra com o histórico das avaliações que compõem o Saeb, e tirou dúvidas sobre o processo de aplicação dos testes das escolas.
Objetivo do Saeb
 
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo oferecer subsídios concretos para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas voltadas para a educação básica. Além de fornecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes nas diversas áreas e anos avaliados. Será aplicada em todo Brasil, no período 11 a 21 de novembro. No Maranhão, 3.930 escolas nos 217 municípios do estado estarão participando da avaliação.
 
O Saeb é composto por três avaliações em larga escala: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). O trabalho tem como objetivo analisar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a universalização do acesso à escola.
 
A metodologia das avaliações é aprimorada a cada novo ciclo (bienal) e tem possibilitado a sua comparação com a metodologia estatística específica, denominada Teoria de Resposta ao Item - TRI, processo que coopera para a eficiência do diagnóstico. As médias de desempenho do Saeb também constituem base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, ao lado das taxas de aprovação.

Fonte: SECOM/MA


 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário