Governadora inaugura Restaurante Popular no bairro Coroado, em São Luís

roseana1
 
A governadora Roseana Sarney inaugurou, na manhã desta terça-feira (26), mais um restaurante popular em São Luís. Dessa vez, o bairro contemplado foi o Coroado. A unidade é a quarta inaugurada pelo governo e a previsão é de que sejam implementados mais dois restaurantes na capital maranhense.

Participaram da cerimônia os secretários Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Catharina Bacelar (Mulher), entre outras autoridades.

Durante a cerimônia de inauguração oficial do restaurante, que já estava em funcionamento em caráter experimental desde o mês de outubro, a governadora Roseana Sarney falou sobre a implementação da unidade.

“Estou muito feliz porque esse Restaurante Popular dá alimentação de qualidade para mil pessoas por dia. Um ponto muito importante dos restaurantes que estamos implementando é que eles revolucionam a economia do estado já que nós trabalhamos em conjunto com os pequenos agricultores que nos fornecem os produtos para abastecer os restaurantes e isso faz com que ajudemos principalmente as famílias mais necessitadas”, destacou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, ressaltou os benefícios gerados para a agricultura familiar. “A agricultura familiar está sendo privilegiada aqui porque eles são os fornecedores prioritários do restaurante popular. Então nós estamos trabalhando a questão social, trazendo um restaurante popular com alimento de qualidade, como também a produção da agricultura familiar”.

Luciene Domingues, produtora rural de Itapari Panaquatira, falou sobre as famílias produtoras beneficiadas com o fornecimento de hortaliças para o restaurante. “São 75 famílias produtoras no polo do Itapari Panaquatira. Nós fornecemos várias hortaliças como milho verde, alface, etc. Isso é uma ajuda boa para nós porque através dessa produção que está crescendo, cada agricultor está aumentando sua renda mensal”.

Alimentação

Os restaurantes populares têm como objetivo garantir segurança alimentar e nutricional da população de bairros onde há grande concentração de famílias com baixa renda, trabalhadores informais, idosos, estudantes, aposentados, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) e moradores de rua em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar.

Os pratos são preparados de acordo com a orientação de uma equipe de nutricionistas, sendo que cerca de 30% dos produtos utilizados para produção dos alimentos são provenientes de polos de pequenos agricultores.

Balanços recentes feitos pela Sedes constatam que já foram servidas 621.251 mil refeições nos restaurantes populares, no período de junho de 2012 a novembro deste ano.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário