Leia trechos do discurso de Zuma sobre a morte de Nelson Mandela aos 95 anos

Jacob Zuma, presidente da África do Sul, anunciou a morte de Mandela (Foto: Reprodução)
Jacob Zuma, presidente da África do Sul, anunciou
a morte de Mandela (Foto: Reprodução)
 
O anúncio da morte foi feito pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nesta quinta às 7hs25min hora horário de brasília. Ex-presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, ele tinha 95 anos.
 
A morte do ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid Nelson Mandela foi anunciada na noite desta quinta-feira (5) pelo atual presidente do país, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Veja a seguir trechos do discurso feito por Zuma nesta quinta a respeito de Madiba, nome tribal de Mandela e pelo qual ele era chamado junto à população sul-africana:
"Ele partiu. Ele se foi pacificamente na companhia de sua família. (...) Ele agora descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai."
 
saiba mais
"Nossos pensamentos estão com sua família inteira. Nossos pensamentos estão com seus amigos, camaradas, que lutaram ao lado de Madiba durante muito tempo. Nossos pensamentos estão com o povo sul-africano que hoje chora a perda da pessoa que mais do que qualquer outra personificou seu sentido de uma nação comum. Nossos pensamentos estão com as milhões de pessoas por todo o mundo que abraçaram Madiba com um de seus, e que viram em sua causa a causa delas." "Nossa nação perdeu seu maior filho, e ainda assim o que fez de Nelson Mandela grande foi precisamente o que fez dele humano. Nós vimos nele o que vemos em nós mesmos. E nele vimos tanto de nós mesmos. Amigos sul-africanos, Nelson Mandela nos aproximou, e é juntos que nós nos despedimos dele."

Esse é o momento de nosso pesar mais profundo, mas é também o momento da nossa maior determinação. Uma determinação de viver como Madiba viveu, de nos esforçarmos como ele se esforçou, e de não descansar até que realizemos sua visão de uma África do Sul verdadeiramente unida, uma África próspera, e um mundo melhor".
 
Jacob Zuma, presidente da África do Sul "Ao nos unirmos para prestar-lhe nosso respeito, vamos nos conduzir com a dignidade e o respeito que Madiba personificava. Vamos nos lembrar de seus desejos, e dos desejos de sua família. E juntos, onde quer que estejamos no país, e onde quer que estejamos no mundo, vamos evocar os valores pelos quais Madiba lutou, reafirmar sua visão de uma sociedade na qual ninguém é explorado, oprimido ou despossuído por outro. Vamos nos comprometer e nos esforçar juntos, sem medo da força ou da coragem, para uma África do Sul não racial, não sexista, democrática e próspera."
 
"Vamos expressar, cada um do seu próprio jeito, a profunda gratidão que sentimos por uma vida dedicada ao serviço do povo deste país, e pela causa da humanidade. Esse é realmente o momento de nosso pesar mais profundo, mas é também o momento da nossa maior determinação. Uma determinação de viver como Madiba viveu, de nos esforçarmos como ele se esforçou, e de não descansar até que realizemos sua visão de uma África do Sul verdadeiramente unida, uma África próspera, e um mundo melhor."

"Vamos sempre te amar, Madiba. Que a sua alma descanse em paz. Que Deus abençoe a África. E obrigado."
 
Fonte: G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário