Abandonadas Brasil afora, UPAs são modelo de atendimento no Maranhão


UPA abandonada antes da inauguração o interior de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)
UPA abandonada antes da inauguração o interior de
SP (Foto: Reprodução/TV Globo)

Reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou hoje (31) que diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pelo país simplesmente não funcionam. Algumas sequer foram inauguradas e já estão abandonadas.
 
Na nova UPA de Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins, o mofo vai se infiltrando. A construção terminou faz dois anos e meio, mas a prefeitura diz que falta dinheiro para comprar equipamento e contratar funcionários.
 
O Ministério da Saúde diz que, se a unidade não abrir até março, a prefeitura vai ter que devolver os mais de R$ 2 milhões que recebeu do Governo Federal.
 
Outra Unidade de Pronto Atendimento, em Patos de Minas, custou R$ 5 milhões e foi concluída há um ano. Os equipamentos quase foram perdidos quando a chuva entrou na área do atendimento de emergência. O conserto foi feito e a nova previsão é de abrir em março.
 
Em Francisco Morato, na Grande São Paulo, a população passa pelo prédio novo, que está fechado há muito tempo. “No começo estava abandonado e os vândalos acabaram roubando alguma coisa. Agora tem guarda, pararam. Mas no começo andaram invadindo, pelos fundos, e roubaram bastante coisa: fiação, destruíram banheiro, levaram tudo”, diz o comerciante João Batista.
 
Do outro lado da Região Metropolitana, a UPA de Carapicuíba começou a ser construída em 2010 e deveria ter ficado pronta um ano depois. Nunca atendeu nenhum paciente. Fica em um dos bairros mais pobres da cidade, onde mora a Ionice Alves de Lima, que tem seis filhos.
 
No Maranhão é diferente
 
UPA-do-Araçagy
Situação bem diferente ocorre no Maranhão. Em todo o estado, são dez unidades desse porte. Todas funcionando. A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. As unidades estão equipadas para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.
 
A primeira UPA maranhense foi inaugurada no bairro do Itaqui Bacanga e realizou, logo em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 130 mil atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria.
 
O governo está oferecendo aos maranhenses um serviço de alta qualidade, com equipamentos moderníssimos, estrutura física completamente nova e adequada, profissionais competentes e compromissados. A satisfação da população comprova que estamos no caminho certo”, avalia o secretário da Saúde, Ricardo Murad.
UPA do Parque Vitória
Dotadas de modernos equipamentos, as UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
 
Nas UPAs os pacientes são estabilizados e, dependendo da situação, são encaminhados para casa, para o Centro de Medicina Especializada (Cemesp) ou para um dos hospitais de referência até a completa resolução dos seus problemas.
 
Elas estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Fonte: Bom Dia Brasil e Arquivo
  
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário